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domingo, 23 janeiro 2022
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Por que amamos Adidas (queridinha minha, sua e das celebridades negras!)

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Imagem: pharrellwilliams com br

Por que amamos Adidas (queridinha minha, sua e das celebridades negras!)

Por Carol Lee Dutra

Quem nunca deu aquela “requebradinha” ao curtir o clipe Gettin’ Jiggy Wit It  lançado nos anos 90 pelo (até hoje) “gato” Will Smith? E pra entrar no clima do post e começar entender a relação Adidas & Negros, basta dar o play no vídeo e espiar o figurino do lindão na dancinha chiclete da década – clica aí! e a gente volta a conversar após você curtir a coreô!

Calma, chega de replay, volta ao post vai… Som que gruda! Então vem no ritmo pra não perder o foco da chamada…

Figurino Fabolous! Ao requebrar os quadris, a moçada exibe o tradicionalíssimo agasalho, em azul brilhante, com a marca das três listras! Deixa rolar o som e vem comigo pra saber o início deste “caso de amor” (imagético, magnético and international) com essa bela marca.

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ADIDAS WINGS 2.0 – O TÊNIS COM DESIGNER DIFERENTÃO A-P-A-I-X-O-N-A-N-T-E! – (imagem:www hypeness) combr)

Não é novidade aos negros brazucas a falta de representatividade na publicidade Made in Brazil. E sem atenção a gente… vaza!

Então, fica impossível não G-A-M-A-R na marca que, mesmo em produções  realizadas lá fora, nos representa em TODAS as suas campanhas! É questão de pele, com os mais belos modelos negros convocados em número igual ou superior,  comparado ao casting de modelos brancos, ou variadas vezes, na totalidade – destaque para a campanha Pink Beach assinada pelo cantor e produtor  Pharrell Willians composta integralmente por modelos da raça negra – perdeu? ESPIA AQUIpois TNM já havia publicado post no lançamento da coleção. Mas, atentos ao propósito do post de hoje, seguimos a confessar e explicar essa “paixão”!

Envolve muito mais que campanhas publicitárias dadas a lindos e por vezes anônimos modelos negros.

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COLEÇÃO ILUSTRADA E ASSINADA POR PHARRELL WILLIANS PARA ADIDAS – (imagem: www1 folha uol com br)

O brilho nos olhos diante de um ADIDAS tem início na historinha da marca…

Era uma vez um alemão, Adolph Dassler, filho de  sapateiro, lá em 1920… muito observador, o rapaz acreditava, na ideia de haver calçados específicos para cada esporte!

Pois é, já flertava com a gente… e foi nas Olimpíadas da década seguinte, em Berlim, que começamos a selar esse amor, quando atletas usando o tênis  Dassler  conquistaram 40 medalhas de ouro, e por tabela, veio a  consagração do  lendário atleta americano negro Jesse Owens com a conquista de 4 desses desejados pingentes dourados! Sim, histórias de amor tem jóias envolvidas!

E pra criar um clima, geralmente tem um vilão: Hitler no recalque mandou fechar, logo no início da segunda guerra mundial,  a fábrica “Gebrüder Dassler Schuhfabrik”  (Fábrica de Calçados Esportivos dos Irmãos Dassler) as atuais ADIDAS e PUMA – apelidos fofos e, em especial, pronunciáveis fora da Alemanha, mais comerciais portantohehehe).

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SNEAKERS – J WALL BUILT COM MODELOS INSPIRADO NO JOGADOR DE BAQUETE (LENDA) KAREEM ABDUL JABBAR – SEIS VEZES VENCEDOR DO PRÊMIO AO MELHOR JOGADOR NBA COM DETALHE NO CALÇADO COM VÁRIAS FRASES DO JOGADOR – (imagem:www estiloblack com br)

Isto mesmo, galera! ADIDAS e PUMA pertencem ao clã dos irmãos  Dassler – Rudi fundou a PUMA e ADI (como Adolph era chamado) juntou seu apelido às iniciais do seu sobrenome “DASsler” criando a fantástica marca ADIDAS.

Bem… e considerando que em história de amor também tem intriga, essa ousadia do Adi  tornou os brothers inimigos e rivais para todo o sempre! Acontece…

E não é nada que impeça o nosso final feliz com a marca:   sucessivas vitórias dos atletas olímpicos exibindo os tênis Dassler consolidaram o sucesso da marca até a atualidade.

Nos anos 80, Run DMC   apresentam a cultura Hip Hop ao mundo, trajando Adidas! Nos 90, hora do lançamento do clipe Gettin’ JiggyWit It, a ADIDAS já é tão famosa que passa, além de esportiva, ao status de marca de moda com a junção aos grupos Salomon, TMG e Maxifli concorrendo diretamente com o mercado da Nike Golf.

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NAOMI CAMPBELL já arrebentava na moda ao final dos anos 80 – (imagem: www india com)

Em 2005, entre os altos e baixos do colossal mercado internacional, após se desvincular da Salomon e comprar a Reebok por milhões de dólares, a Adidas recupera posição de liderança no mercado mundial de produtos esportivos. E por  mais alguns milhões torna-se patrocinadora oficial da liga profissional de basquete americana, a NBA, em mais um lance dessa longeva relação com nossos corações apaixonados por esporte (o meu!) que se rendem a todo o charme da marca e desses bailarinos chamados jogadores, marcando pra sempre as famosas três listras como marca desejo, talvez imortal.

Com a marca fortemente vinculada as figuras estelares dos lendários jogadores (de maioria esmagadora da raça negra) o marketing ADIDAS identifica e reconhece a potência comercial que tem nas “mãos” e passa investir, pesado, em patrocínio a esportes diversos e a utilizar em T-O-D-A-S as suas campanhas casting de modelos, astros, craques e celebridades negras- precisa escrever, ainda mais, o porquê ADIDAS tornou-se a nossa queridinha? Simmmm, porque pra lacrar o MKT, Adidas extrapola as linhas de quadra, une-se em parceria  com marcas consagradas de moda  e segue quebrando recordes com os astros da música e do esporte pra assinar e batizar as coleções.

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RIHANNA PARA COLEÇÃO ROCKNATION – (imagens: mundo-lunna blogspot com e www rihannaoverdose com)

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OS PARES DE TÊNIS YEEZY BOOST 350, DESENHADOS POR KANYE WEST PARA ADIDAS, FORAM VENDIDOS NO SITE AMERICANO e-Bay PELA BAGATELA DE US$ 10 MIL, CERCA DE R$ 31 MIL. O CALÇADO, QUE CUSTA ORIGINALMENTE US$ 200 (OU CERCA DE R$ 620), ESGOTOU EM 15 MINUTOS APÓS SEU LANÇAMENTO NAS LOJAS OFICIAIS E ONLINE DOS ESTADOS UNIDOS. – (imagem: www purepeople com br)

 

E aí? como não trincar de desejo pela marca depois dessa surra de astros e estrelas que nos representam, num mix com muito design e inovações tecnológicas  bacanérrimas lançadas a cada coleção.

Irresistível! Porque o brilhantismo da estratégia publicitária é  flecha de cupido em  corações carentes de identidade!  Sacou?

Por fim, na atualidade, Adidas consagra-se como a segunda maior empresa esportiva do mundo na cola da Nike e líder na Europa valendo segundo a consultoria britânica Interbrand US$ 6.699 bilhões estando entre as 100 marcas mais valiosas do mundo.

Diante deste cenário de sucesso, vem a reflexão: marqueteiros no Brasil, o maior país negro fora da África, estão dormindo!? –  ou alguém ainda é capaz de dizer que “negro” não vende!?

Então fica aí, a dica de reflexão aos marqueteiros brasileiros, que ainda não se ligaram na força comercial de nossos modelos, talentos da música, esporte, craques e celebsBora pensar fora da caixinha e fazer diferente por aqui… para ninguém reclamar dos nossos amores gringos! Go Power!

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COLEÇÃO ADIDAS PARA FARM – (imagem: moniquetuyane wordpress com)

 

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TÊNIS ADIDAS STAN SMITH ASSINADO PELO ESTILISTA DA DIOR – RAF SIMONS – (imagem: http ffw com br)

 

E a febre Adidas não abateu somente os gringos –  celebs da música e do esporte brazucas também “abraçaram” a marca!

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MARCELO – (Imagem:torshovsport no)

 

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LUDMILA; ( imagem: revistaglamour globo com)

 

E para seu deleite mais famosos ao street style  A-D-I-D-A-S!

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PAI E FILHA OBAMA – (imagem: www setbyus com 3 e www elespanol com)

 

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BEYONCE – (imagem:www dailymail co uk)

 

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NICKI MINAJ – (imagem: www pinterest com)

 

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BRASILEIRÍSSIMA PATRÍCIA DEJESUS – (imagem: www maxima pt 2)

 

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Snoop Dogg –(imagem: thehypebr com 1)

 

Carol lee

Sou a Carol Lee! Amo moda, o que é ótimo para a carreira! Viajo o mundo a trabalho e minhas outras curtições! Tenho alegria de partilhar minha visão com você em TNM!

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