fbpx
19.5 C
São Paulo
terça-feira, 18 janeiro 2022
HomeArteIntegrantes da Academia Internacional de Poetas Pretas se apresentam no último dia...

Integrantes da Academia Internacional de Poetas Pretas se apresentam no último dia do Festival Território Dente de Leoa

O grupo de poetas e performers negras, que já se apresentou de São Paulo a Angola, encerra o Festival com chave de ouro

Após dias de debate, reflexão, difusão e celebração, o Festival Território Dente de Leoa chega ao fim, nesta sexta-feira (26), com apresentações de poetas e performers da Academia Internacional de Poetas Pretas, grupo que reúne reflexões, escritas, música, performance e subjetividades poéticas oriundas das trajetórias de militâncias ligadas ao hip-hop e das culturas negras tradicionais. E o Festival, que tinha como um de seus objetivos pôr destaque na produção artística e intelectual de mulheres pretas, não poderia terminar de forma diferente. 

O evento, inteiramente idealizado e realizado por mulheres pretas periféricas do coletivo de mulheres Dente de Leoa, da Cidade Ademar, que fica na Zona Sul de São Paulo, encerra com chave de ouro ao trazer a apresentação da Academia Internacional de Poetas Pretas, um grupo de poetas e performers constituído a partir do reconhecimento político, que emerge das experiências, pessoais e coletivas da vida de cada uma das integrantes, incluindo vivências e experiências relacionadas ao racismo, ao machismo, ao sexismo e ao capitalismo-patriarcal.

O evento faz parte do projeto Segue o Baile: Arte, Mobilização e Memória do Coletivo Dente de Leoa, e foi contemplado pela 5ª Edição do Programa de Fomento à Cultura da Periferia da Cidade de São Paulo da Secretaria Municipal de Cultura.

Sarau Tem Coragem!? acontece no dia 27

PROGRAMAÇÃO POETAS PRETAS NO FESTIVAL TERRITÓRIO DENTE DE LEOA – 26 DE NOVEMBRO

Academia Internacional de Poetas Pretas

Horário: 10h

Local: Praça da Feira Livre Cidade Ademar Avenida Rodrigues Montemor, 3379

SERVIÇO

Festival Dente de Leoa – Programação multicultural e debates envolvendo temáticas como reflexões sobre território

Data: 13 a 26 de novembro

Mais informações sobre a programação em: https://www.instagram.com/coletivodentedeleoa/ 

SOBRE O FESTIVAL

Criado em 2020, pelo coletivo de mulheres Dente de Leoa da Cidade Ademar, na Zona Sul de São Paulo, o Festival Dente de Leoa tem como missão inspirar a ocupação com arte e mobilizar pessoas para transformar coletivamente o território em que vivem, direcionando o olhar para as potências pretas, que promovem arte e difundem a herança dos valores civilizatórios afro-brasileiros.

SOBRE A ACADEMIA INTERNACIONAL DE POETAS PRETAS

Poetas e performers oriundas das trajetórias de militâncias ligadas ao hip-hop e das culturas tradicionais, o grupo foi constituído a partir do reconhecimento político a partir do reconhecimento político, que emerge das experiências, pessoais e coletivas da vida de cada uma das integrantes, incluindo vivências e experiências relacionadas ao racismo, ao machismo, ao sexismo e ao capitalismo-patriarcal. A Academia Internacional de Poetas Pretas já se apresentou em diversos lugares de São Paulo e no interior, além de terem tido a oportunidade de levar a poesia do grupo para o território angolano e moçambicano.

Compartilhe

Cristhiane Faria
Cristhiane Faria tem sol e mercúrio em Gêmeos, é poeta, modelo e taróloga. Por essas e outras se considera uma griot em Diáspora. É graduada em Relações Públicas e Fundadora da GRIOT Assessoria, agência com a missão de perpetuar as histórias de artistas, eventos e criadores de conteúdo pretos pela mídia e na internet. Contato: [email protected]
- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES