fbpx
19.5 C
São Paulo
terça-feira, 07 dezembro 2021
HomeEducaçãoPercentual de negros com diploma cresce no Brasil

Percentual de negros com diploma cresce no Brasil

Foto: Reprodução/Nappy

Ingressar na universidade é um desafio para a classe baixa do Brasil, mais ainda para negros e negras. Isso porque as salas de aula são bastante esclarecidas no que diz respeito à cor dos alunos – e só a ela. Apesar das dificuldades no preparo para o vestibular, a permanência na universidade após concretizar a primeira etapa é ainda mais desgastante.

Apesar disso, aos poucos, principalmente pelo auxílio das políticas públicas de inclusão, negros e negras têm alcançado grandes universidades, tanto públicas quanto particulares e enegrecido auditórios, colações de graus e formaturas. É o que comprova uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística): o percentual de pretos e partos que concluíram a graduação aumentou de 2,2% para 9,3%, de 2000 para 2017.

Isso significa que a chance de conquistar um diploma de graduação aumentou quase quatro vezes em 17 anos no Brasil. Infelizmente, ainda falta muito se comparado à parcela branca que conclui a graduação, composta por 22% atualmente, mas ainda assim representa uma grande conquista num sistema em que a educação, apesar de meritocrática, dita grande parte das realidades e comprova a importância e eficácia das cotas raciais.

Compartilhe

Amanda Sthephaniehttp://www.todosnegrosdomundo.com.br
Preta. Pobre. Poeta. Periférica. Prounista. Filha de Oxum, tem paixão pela palavra e estuda o último ano de Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie.
- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES