A Organização das Nações Unidas no Brasil lançou, nesta terça-feira (07), a campanha “Vidas Negras” pelo fim da violência contra jovens negros, em atenção à Década Internacional de Afrodescendentes, com objetivo de sensibilizar movimentos sociais, sociedade civil, setores públicos e privados da necessidade de enfrentamento à discriminação racial e desenvolvimento de políticas afirmativas.
De acordo com dados divulgados pela UNICEF, de cada mil adolescentes brasileiros, quatro devem ser assassinados antes dos 19 anos. Segundo o Mapa da Violência, a cada 23 minutos, um jovem negro é morto. É por isso que a campanha alça voz e denuncia o genocídio da população jovem e negra, que acontece principalmente nas periferias.
A sensibilização, portanto, deve acontecer até nas redes sociais: com apoio do Twitter, “Vidas Negras” lançou um emoji com a imagem de um punho negro cerrado, símbolo de luta e resistência dos movimentos negros até hoje. A imagem aparece nos tweets de quem utiliza as hashtags #ConsciênciaNegra e #VidasNegras:
Vai começar agora o lançamento da campanha #VidasNegras na Casa da ONU, em Brasília. Acompanhe a transmissão ao vivo pela @ONUBrasil. pic.twitter.com/o0s7ceiZG8
— OIT Brasil (@OITBrasil) November 7, 2017
O vídeo de sensibilização foi também lançado nesta terça-feira (7), durante evento na Casa da ONU em Brasília (DF). Protagonizada pelos atores Taís Araújo, Kenia Maria e Érico Brás, a poeta Elisa Lucinda e o grupo Dream Team do Passinho, a produção representa denúncia e resistência, numa só voz. Por “Vidas Negras”! Confira:
A @ONUBrasil quer falar com você! É sobre #VidasNegras, uma campanha pelo fim da violência contra a juventude negra https://t.co/r38MQI8DHY pic.twitter.com/w8E8xmcPqL
— ONU Brasil (@ONUBrasil) November 7, 2017