fbpx
19.5 C
São Paulo
segunda-feira, 17 janeiro 2022
HomeDivulgaçãoDjamila Ribeiro lança o podcast Onda Negra

Djamila Ribeiro lança o podcast Onda Negra

Intolerância religiosa, racismo brasileiro e apropriação cultural são temas abordados nos dez episódios da primeira temporada

O podcast “Onda Negra” é um projeto da filósofa, autora e empresária Djamila Ribeiro. A mais nova criação já está no ar e faz parte da plataforma “Feminismos Plurais”. Trata-se do maior streaming de educação antirracista e feminista do Brasil, criado para compartilhar informação crítica, produzida por pessoas negras.

Fernanda Bastos é apresentadora e jornalista. Além disso, foi escolhida por Djamila para comandar a nova atração. Ao todo, a primeira temporada conta com dez episódios. Cada um conta tem o seu tema central, por isso, os convidados escolhidos tem experiência de sobra nos assuntos.

A conversa sobre transfeminismo fica na mão da professora da Universidade Federal do Piauí Letícia Nascimento. Agora, para falar intolerância religiosa, o doutor em linguística e babalorixá Sidnei Nogueira ocupa o espaço. Já Igor Simões e Renata Sampaio debatem sobre racismo com os curadores.

Lançamento do curso ‘Transfeminismo’

Entrando na Onda Negra

Cada episódio conta uma história por meio das entrevistas. Dessa forma, o papo se torna leve e faz uma troca de informações. Os ouvintes trazem uma temática carregada de pesquisa e muita vivência. Mas não é só isso: Djamila participa do último episódio da temporada, discutindo o tema ancestralidade.

Para conferir, basta acessar Onda Negra no Spotify. O primeiro episódio já começa trazendo uma ótima reflexão: um estudo sobre a palavra “raça”. Afinal, será que reparamos com atenção nas palavras que nos cercam? Dizem que elas têm poder, mas nem sempre estudamos a sua etimologia. Então, talvez seja um bom momento para começar.

Além disso, os episódios não costumam ser longos, o que facilita a escuta, ainda mais nessa vida corrida da maioria dos brasileires. De acordo com a jornalista Fernanda Bastos, o convite foi muito bem recebido.

Jornalista e escritora Fernanda Bastos vai apresentar ‘Onda Negra’ – Foto: Divulgação

“É uma honra ser convidada pela Djamila Ribeiro para contribuir para a popularização de um projeto tão importante. Como a plataforma Feminismos Plurais, a ideia é que o podcast Onda Negra seja um espaço de estímulo a debates antirracistas entre aqueles que já assinam a plataforma e têm acesso ao conteúdo. Aqueles que ainda não conhecem nosso conteúdo podem se engajar na mudança que estamos propondo por meio da educação”.

Educação Antirracista e Feminista

A plataforma Feminismos Plurais é uma caixinha de surpresas. Com esses inúmeros projetos, promove cursos essenciais, onde negros e negras têm espaço para compartilhar suas produções. Ainda mais quando se trata de um incentivo à acessibilidade, pois os preços são acessíveis e também tem conteúdos gratuitos, através do programa Juntos pela Transformação. 

Os cursos são online. Dessa forma, fica mais fácil de estudar cada assunto. O objetivo da plataforma é agir em busca de uma sociedade antirracista e feminista. Unindo essas duas causas, é possível transformar o ambiente para as futuras gerações. Entretanto, é preciso estar a aberto ao conhecimento e se jogar.

Acredito que esse projeto promova conhecimento e compreensão a todo o país sobre o combate à discriminação de gênero, raça e valorização das minorias, fazendo com que essa desigualdade seja erradicada”, afirma Djamila.

Compartilhe

Maria Angélicahttp://www.todosnegrosdomundo.com.br
Tenho 22 anos, sou nascida e criada no litoral, caiçara com muito orgulho. Além disso, também sou formada em Comunicação Social - Jornalismo. Sempre me encantei com o poder das palavras e por isso sinto que o jornalismo me escolheu, durante a minha breve trajetória profissional tive a oportunidade de contar histórias lindas e é o que pretendo continuar fazendo.
- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES