Música

Nate Dogg o mestre em abrilhantar o gangsta Rap, nos deixava há 5 anos


Nate Dogg

 

Na última terça feira, dia 15 de março, completamos 5 anos sem a voz de Nate Dogg.  Nate Dogg, nome artístico de Nathaniel Dawayne Hale,  era primo de Snoop Dogg e conhecido por “melhorar” as músicas feitas pelos rappers da Costa Oeste entre os anos 90 e 2000, dando muitos tostões de sua voz.

Nate começou a cantar na igreja, onde seu pai era pastor, por isso teve grande influência da música gospel. O cara contribuiu, e muito, em músicas de Snoop Dogg, Dr. Dre, Eminem, 50 Cents, Ludacris e muitos outros. Ele tinha um charme que contrastava com o estilo gangsta dos rappers da época, tanto no jeito de se vestir, quanto na forma de cantar. Sua voz dava um brilho todo especial aos refrãos de músicas que, geralmente, eram de protesto, com muitos palavrões e “mother fuck” para todos os gostos. Ele funcionava como um elemento para dar um equilíbrio. Trazia uma aura mais leve e dançante, mesmo quando cantava palavrões, tudo graças à sua voz as vezes suave, as vezes potente e de um timbre muito próprio.

Eu, particularmente, acho que Nate Dogg poderia ter sido mais reconhecido. Talvez por escolha própria, ele sempre esteve como o “segundinho” dos caras mais fodas. Sempre “alguém feat Nate Dogg”, poucas vezes o contrário. Claro, contribuir no disco dos nomes de peso pode alavancar a carreira de muitos, deveria ter sido com Nate Dogg, pela sua qualidade vocal e sua importância para Rap da Costa Oeste.

A musica “Regulate”, é uma parceria de Nate Dogg com Warren G, e foi o som que fez com que Nate Dogg passasse a ser reconhecido no mundo do Rap. Apesar de iniciar a carreira  no começo dos anos 90, somente em 1998 ele lançou um álbum solo, o G Funk Classics.

Nate Dogg morreu no dia 14 de março de 2011, aos 41 anos, em decorrência de um, dos muitos derrames que teve.

Enfim, fato é que, ainda me vem lágrimas nos olhos quando ouço “Regulate”. Me faz lembrar uma época muito importante na minha vida, quando curtia os bailes blacks de São Paulo e Diadema. Era trilha sonora das noites de sábado a caminho do Projeto Radial, no Tatuapé.

Confira nos vídeo abaixo, algumas importantes participações de Nate Dogg e a galeria de fotos do cara.

Snoop Dogg, Nate Dogg e Xzibit

Warren G “Party We Will Throw Now” Ft. Nate Dogg & The Game

50 Cents feat Nate Dogg

Snoop Dogg feat Nate Dogg

 

 

 

 

 

Compartilhe esta notícia
Load More Related Articles
Load More By Redação TNM
Load More In Música

Facebook Comments

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Além disso, verifique

Drik Barbosa e Attooxxa lançam clipe de ‘Tentação’; Assista

Drik Barbosa em cena do clipe de ‘Tentação’. ...