fbpx
19.5 C
São Paulo
sábado, 27 novembro 2021
HomeNotíciaMorre a atriz Chica Xavier

Morre a atriz Chica Xavier

Atriz morreu hoje no Hospital Vitória, na Barra da Tijuca. Aos 88 anos, ela enfrentava uma batalha contra o câncer.

Chica Xavier faleceu neste sábado (08) no Hospital Vitória, na Barra da Tijuca, localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A atriz de 88 anos lutava contra o câncer, segundo informações fornecidas pelo neto, Ernesto Xavier. O óbito ocorreu às 4h20 da madrugada. Ela era casada há 64 anos com o ator Clementino Kelé e mãe de três filhos.

Nascida na cidade de Salvador, Francisca Xavier Queiroz de Jesus adotou o nome artístico de Chica Xavier. Começou a trabalhar muito cedo, aos 14 anos era aprendiz de encadernadora da Imprensa Oficial do Estado da Bahia. Depois foi para o Rio de Janeiro, onde se consagrou como atriz de teatro, cinema e televisão. Em meados da década de 60, fez sua estreia na TV e foi ganhando espaço, atuando em grandes produções como Marron Glacê, Sinhá Moça e Pátria Minha. No total, a atriz participou de 26 novelas na TV Globo, além de 11 minisséries e 10 programas especiais como: Caso Verdade, Caso Especial e Teletema. Também fez trabalhos para o Canal Futura e nas TVs Bandeirantes, Manchete e Educativa.

Sua trajetória também foi intensa no cinema, onde participou de 11 filmes, entre eles um clássico, “O assalto ao trem pagador”, de 1962, dirigido por Roberto Farias.

Chica foi uma inspiração para muitos, especialmente para amigos e familiares, com uma vida cheia de trabalhos renomados e uma família amorosa. Em uma matéria feita há um mês para O Globo, no aniversário de casamento dela e do marido Clementino, contaram um pouco sobre a história de amor. Ambos estrearam no teatro com a peça Orfeu da Conceição, de Vinícius de Moraes, em 1956 e foi ali que se apaixonaram. No decorrer da entrevista, não faltaram demonstrações de afeto. “Eu sempre digo que não existe Kelé sem Chica.” A atriz completa a declaração de amor: “Sempre disse que me perguntam meu nome, eu digo: “Sou Chica Xavier, mas mais do que isto, sou a Chica do Kelé”.

Que esse amor possa consolar a perda para todos que, de alguma forma, a conheceram.

Compartilhe

Maria Angélicahttp://www.todosnegrosdomundo.com.br
Tenho 22 anos, sou nascida e criada no litoral, caiçara com muito orgulho. Além disso, também sou formada em Comunicação Social - Jornalismo. Sempre me encantei com o poder das palavras e por isso sinto que o jornalismo me escolheu, durante a minha breve trajetória profissional tive a oportunidade de contar histórias lindas e é o que pretendo continuar fazendo.
- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES