fbpx
19.5 C
São Paulo
segunda-feira, 16 maio 2022
HomeTelevisãoLuana Génot recebe Maju Coutinho no 'Sexta Black'

Luana Génot recebe Maju Coutinho no ‘Sexta Black’

Criado e comandado pela publicitária, o programa estará disponível a partir do dia 29 de abril.

Nesta sexta-feira, 29 de abril, às 20h, estreia no YouTube da GNT a temporada inédita do “Sexta Black”, programa de entrevistas criado e comandado pela publicitária, escritora, apresentadora e mestra em Relações Étnico-Raciais, Luana Génot.

Rapper Young Piva estreia EP Encruzilhada com participações de Baco Exu do Blues e Dactes

“Antirracismo é matéria de escola!” é o tema do primeiro episódio, que traz a jornalista, apresentadora, comentarista, radialista e repórter Maria Júlia Coutinho Portes, conhecida como Maju Coutinho, para debater sobre o racismo educacional.

“Nos últimos anos a pauta antirracista tem sido tema nas escolas, mas ainda temos muito que avançar. Dos livros didáticos, a proporcionalidade de professores e diretores negros e indígenas nas escolas e ao conteúdo programático aplicado, muito ainda precisa ser feito”, afirma Luana Génot.

E para além das escolas, outro assunto que se tornou pauta na conversa foram as cotas. Maju lembra que “esse assunto foi polêmico, mas eu sempre fui a favor. Tem que ter cotas. Não dá, o ponto de partida de muitos de nós é muito diferente de uma pessoa branca”, conta. 

Luana e Maju, ambas mulheres negras, de origem humilde e com referências de educadores, interessadas por assuntos e com experiências em comum,  falam também sobre meritocracia.

“Eu tenho muito medo do discurso da meritocracia. Existem méritos, talentos, não estamos discutindo isso, mas quem está muito atrás não consegue nem desenvolver o talento que tem, e que por falta de condições não consegue avançar”, aponta a jornalista convidada. Elas ainda conversam no episódio sobre diversidade, gerações e haters.

Esta temporada de Sexta Black conta com 10 episódios inéditos que tratam a partir dos marcadores de cor e raça do IBGE temas como: meio ambiente, meritocracia e educação, evidenciando ao público algumas das problemáticas experienciadas por esses grupos racializados.

Uma novidade é a estrutura dos episódios, que contarão com Minuto do Cancelamento, Diálogo com Convidado, O Povo Declara e Intervenção do especialista.

Ao longo da atração, Luana convida personalidades e especialistas para debaterem, de forma leve e cheia de informação. Entre os convidados confirmados estão: Maria Bopp, Juliana Alves, Lian Gaia, Jacqueline Sato, Valesca Popozuda, Carol Nakamura e Sérgio Malheiros.

“Sexta Black” é um programa de conversas com periodicidade semanal que aborda a partir da pauta racial diferentes discussões sobre a sociedade. A produção é de Luana Génot, Jorjão Espírito Santo, Shirlene Paixão e Giuline Bastos. 

A partir do dia 29, vão ao ar cinco episódios inéditos todas às sextas-feiras, às 20h no canal do Youtube do GNT.

Compartilhe

Vinícius Gonçalves
Geminiano, viciado em tecnologia, filmes de terror e cinema.
- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES