fbpx
19.5 C
São Paulo
quarta-feira, 01 dezembro 2021
HomeAgenda"Jamaica, Jamaica!": Exposição aborda o movimento musical jamaicano

“Jamaica, Jamaica!”: Exposição aborda o movimento musical jamaicano

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Produzida e realizada pelo Sesc São Paulo, concebida pela Cité de la musique – Philharmonie de ParisJamaica, Jamaica! está em cartaz no Sesc 24 de Maio. Com curadoria do jornalista e diretor cinematográfico francês Sébastien Carayol, a exposição busca analisar conflitos e encontros que culminaram em um movimento musical singular e, sobretudo, universal.

Para ilustrar essa dinâmica, a exposição que fica em cartaz até dia 26 de agosto reúne fotografias, capas de álbuns, instrumentos musicais, folhetos, materiais gráficos das festas de rua, documentos, áudios e imagens de coleções particulares e instituições. Esses materiais estão divididos em oito núcleos que possibilitam um  olhar político, social e cultural, com atenção às pesquisas realizadas sobre expansão da música jamaicana no Brasil, mais especificamente nos estados do Maranhão, da Bahia e de São Paulo.

Por música jamaicana, pode-se entender além do reggae, do dub ou do dancehall, embora apresentem sua importância principalmente entre as juventudes periféricas brasileiras. A identidade musical da Jamaica se relaciona diretamente a movimentos sociais e políticos, com influência artística da diáspora africana e das tradicionais canções dos colonizadores.

Sendo assim, a produção musical jamaicana deve ser tida em sua diversidade e é por isso que Jamaica, Jamaica!  reconhece como protagonistas Bob Marley, Peter Tosh, Lee Perry, King Tubby, Studio One, Alpha Boys School, Marcus Garvey, dentre outros grandes nomes de estilos musicais como burru, revival, mento, ski, rocksteady, reggae, dub e dancehall.

S E R V I Ç O 

EXPOSIÇÃO “JAMAICA, JAMAICA!”

Curadoria: Sébastien Carayol

Núcleo de conteúdos brasileiros: Caio Csermak, Camila Miranda, Dj Magrão, Lys Ventura, Rodrigo Brandão e Stranjah

ABERTURA: 14 de março, às 20h

VISITAÇÃO: De 15 de março a 26 de agosto de 2018

HORÁRIOS: Terça a sábado, das 9h às 21h

Domingos e Feriados, das 9h às 18h

LOCAL: Espaço Expositivo (5º andar)

12 anos

Grátis

 

Compartilhe

Amanda Sthephaniehttp://www.todosnegrosdomundo.com.br
Preta. Pobre. Poeta. Periférica. Prounista. Filha de Oxum, tem paixão pela palavra e estuda o último ano de Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie.
- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES