fbpx
19.5 C
São Paulo
domingo, 03 julho 2022
HomeModaInstituto Oyá realiza desfile no dia 18

Instituto Oyá realiza desfile no dia 18

MAM da Bahia recebe peças produzidas por alunos do curso de moda em Pirajá

Coleção “Transformação” é resultado dos cursos de Moda, Modelagem e Corte & Costura oferecidos gratuitamente pelo Instituto Oyá. As peças serão apresentadas no dia 18 de dezembro no Museu de Arte Moderna da Bahia, apresentando peças originais criadas por alunos do curso, oferecido gratuitamente dentro do projeto Oyá Criativa, em Pirajá.

A coleção “Transformação” tem curadoria do diretor criativo ítalo-brasileiro Giovanni Bianco e apresenta 30 modelos que fazem referência às águas dos rios e mares que entrecruzam a Bahia em suas conexões políticas, sociais e culturais. 
O desfile que mistura moda, cultura e arte é fechado para convidados e contará com a participação de artistas e profissionais que estiveram envolvidos no processo de construção das peças.

O projeto é uma das frentes de ação do Instituto Oyá e foi desenvolvido por oito meses com orientação de quatro professores especialistas: Ana Paula Tadeu e Leila Saron, mentoras no processo de modelagem e corte e costura; e dos estilistas Carolina Gold e Cid Brito.

O curso contou ainda com palestrantes convidados, entre eles, o artista da beleza Ricardo dos Anjos, o artista plástico e diretor criativo do Oyá, Alberto Pitta, e a participação de Giovanni Bianco na concepção e curadoria para o desfile. A produção do desfile é assinada por Lícia Fábio Produções. 

Essa é a segunda edição do projeto Oyá Criativa, que tem como objetivo contribuir na profissionalização de jovens e adultos de comunidades periféricas e fomentar a economia criativa nas comunidades locais. Nesse ano de 2021 o curso contou com cerca de 70 alunos de diversas faixas etárias. Segundo a Ialorixá e Gestora do Instituto Oyá, Nívia Luz, a ideia do projeto é criar oportunidade e contribuir para o crescimento e florescimento de carreiras, além de promover educação, acesso ao mercado de trabalho e transformação social, a partir de exemplos positivos.

“Tenho várias histórias de alunos que chegaram no Oyá e se destacaram ao desenvolver suas habilidades. Alguns que chegaram ainda crianças e hoje integram a nossa equipe criativa”, destaca Nívia.

O tema do desfile, “Transformação”, foi pensado coletivamente entre alunos, professores e mentores. Os modelos criados trazem elementos que remetem ao mar ou rio e suas ligações culturais e religiosas como redes de pesca e búzios. Para finalização e aprimoramento das peças, os alunos da Oyá Criativa também contaram com oficinas de Estamparia e Moulagem. Após o desfile de apresentação, as peças ficarão expostas no acervo da instituição. 

Prêmio Nacional RAP TV 2021: quem são as novas caras do hip-hop?

INSTITUTO OYÁ

Em mais de 20 anos de existência, o Instituto Oyá (@institutooya) já beneficiou milhares de jovens da comunidade de Pirajá e entorno, através de atividades educacionais, artísticas e cultura por meio dos projetos: Oyá Educa, Oyá Criativa e Oyá Social.

Instituto Oyá realiza desfile no MAM com peças produzidas por alunos do curso de moda
Instituto Oyá realiza desfile no MAM com peças produzidas por alunos do curso de moda | Foto: Divulgação

O Instituto Oyá, fundado em 1998 dentro do terreiro Ilê Axé Oyá, em Pirajá, surgiu a partir do desejo da Ialorixá, Anísia da Rocha Pitta e Silva, Mãe Santinha, em contribuir para o desenvolvimento humano, intelectual e artístico de crianças e jovens do bairro, em situação de vulnerabilidade.

Pirajá é um território historicamente reconhecido pela sua resistência e o Instituto Oyá segue escrevendo essa história, oferecendo oportunidades de crescimento para jovens que até hoje resistem aos desafios e adversidades em busca da sua própria independência .

OYÁ CRIATIVA

O Oyá Criativa possibilita o acesso ao aperfeiçoamento e encaminhamento formativo de carreira profissional, especialmente os preparando para compreender as dinâmicas do mercado de trabalho e as possibilidades de inserção afirmativa e mobilidade funcional.

Produções do Instituto Oyá, que irá realizar o desfile no MAM
Produções do Instituto Oyá, que irá realizar o desfile no MAM | Foto: Divulgação

Ao mesmo tempo, oferece elementos à compreensão do ambiente do mundo do trabalho e das perspectivas no mercado, além de subsídios para compreender a redução das desigualdades econômicas. Com isso considera-se as diversidades que são geradas dentro dos contextos sociais que os jovens e adultos estão inseridos, para mirar possibilidades futuras com criatividade e pensamento empreendedor.

Compartilhe

Maria Angélica
Maria Angélicahttps://todosnegrosdomundo.com.br
Tenho 22 anos, sou nascida e criada no litoral, caiçara com muito orgulho. Além disso, também sou formada em Comunicação Social - Jornalismo. Sempre me encantei com o poder das palavras e por isso sinto que o jornalismo me escolheu, durante a minha breve trajetória profissional tive a oportunidade de contar histórias lindas e é o que pretendo continuar fazendo.
- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES