fbpx
19.5 C
São Paulo
segunda-feira, 06 dezembro 2021
HomeNotíciaDá pra aprender inglês ouvindo Olodum?

Dá pra aprender inglês ouvindo Olodum?

Dá e é por isso que nós fizemos uma playlist com 7 músicas em inglês pra te ajudar!

Eu aprendi inglês “sozinha”, quando não tinha Netflix e a Warner repetia os mesmos episódios das mesmas séries três, quatro vezes no dia. Eu aprendi me conectando com séries que, a princípio, não tinham nada a ver comigo (tipo séries policiais) e desde aquela época percebia o quanto aprender com coisas minimamente interessantes para mim facilitam o processo todo. Depois disso, eu estudei em alguns lugares com os quais eu não me identificava, não me via nos materiais, nas séries, nas músicas, nada. Por outro lado, também comecei a buscar por conta própria e vi a diferença que isso fez na minha vida.

Por isso, fiz uma playlist para o conteúdo da plataforma online da Ebony English e resolvi compartilhar com vocês para mostrar que diversos conteúdos são válidos, desde que você se identifique com eles. O tema dessa playlist é “Object Pronouns” (sim, dá pra aprender gramática com música também) e também está disponível no Spotify. Além disso, a plataforma da Ebony tem o vídeo completo que originou essa playlist e o TNM vai ter cada vez mais playlists por aqui! Então fiquem muito à vontade, inclusive pra indicar músicas que sirvam para o tema.

Ebony English: um legado

1 – Trust Me – Ill Camille (feat Sir)

Em primeiro lugar, o rap. Ill Camille é uma rapper de Compton, California. A música é sobre confiança e, embora a letra não esteja disponível online e às vezes isso dificulta na hora de acompanhar a mensagem, a parte em que ela usa “her”, que é o propósito gramatical da playlist, é de fácil compreensão. Camille já esteve no Brasil e participou de projetos com a Redbull Station. Tem uma faixa chamada “São Paulo”, seu perfil no Instagram tem uma foto com a MC Soffia e, quando ela esteve no Brasil, figuras como os rappers e MCs Stefanie e Kamau abriram seus shows.

2 – I Found You – Alabama Shakes

Essa banda da blues rock tem como vocalista Brittany Howard, que também faz parte de duas outras bandas de rock e, em setembro do ano passado, lançou seu disco solo, Jaime. Mesmo que você não seja o maior fã de rock por aqui, dê uma chance pra essa voz porque eu aposto que você não vai se arrepender. Caso contrário, fique à vontade pra dar uma sugestão também.

3 – Wait Till You See Him – Ella Fitzgerald

Essa música tem a versão dedicada a uma mulher, chamada Wait Till You See Her, e esta, dedicada a um homem, chamada Wait Till You See Him. Não por nada, mas é uma ótima chance de refletir sobre object pronouns, hein. Isso para não dizer que a música está na voz de ninguém menos que Ella Fitzgerald, inegavelmente a rainha do jazz. Ou seja, só temos ganhos aqui.

4 – I Miss Her – Olodum

É verdade que o sotaque é bem diferente do sotaque que geralmente encontramos em materiais didáticos que ensinam inglês. Mas e daí? Quantas vezes você não conversou ou ouviu um estrangeiro falando português cheio de sotaque e entendeu perfeitamente a mensagem? É sobre isso! Em outras palavras, é sobre usar conteúdos com os quais a gente se identifica e treinar nossos ouvidos para compreender diferentes sotaques.

5 – Earned It – The Weeknd

Ah, o “it”. Ele é uma lenda quase tão grande quanto o verbo “be” (ou “to be” pra quem aprendeu assim na escola). Aprender sobre object pronouns ajuda a desmistificar esse pronome, viu? Ah, é The Weeknd, né, mores? Cantor, compositor, ator, produtor… Em suma: escuta aí.

6 – They Don’t Give a F**k About Us – 2Pac

Sou suspeita pra falar? Sou suspeita pra falar porque quando eu era mais nova, queria casar com o 2Pac. Mas essa música aqui… Quer dizer, eu não sei nem se dá mesmo para prestar atenção na parte gramatical porque essa letra. Ah, essa letra…

7 – Strong For Them – SOJA

Por fim, o grupo SOJA é bem conhecido por aqui pela música “True Love” e também porque eles já vieram algumas vezes para o Brasil. Assim como True Love (embora talvez a gente nem sempre perceba isso ouvindo a música), SOJA tem muitas letras políticas. Essa é outra que a gente não sabe se presta atenção na mensagem ou no object pronoun. Mas vale tentar!

Então, o que você achou? Dá pra aprender inglês assim? Ficou faltando alguma música? Aliás, quais músicas você usa para praticar inglês?

Compartilhe

Thais Senahttp://www.todosnegrosdomundo.com.br
Sou professora de inglês, formada em Comércio Exterior, estudante de Pedagogia na Universidade Federal de São Paulo e parte do grupo de Pesquisa Laroyê - Culturas Infantis e Pedagogias Descolonizadoras. Já atuei como professora voluntária e em projetos populares, fez formação em parceria com a Prefeitura de São Paulo e o Conselho Britânico e há 6 anos atua também na Ebony English, que ensina inglês com cultura negra.
- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES