fbpx
19.5 C
São Paulo
sábado, 04 dezembro 2021
HomeHoje éHoje é Dia Mundial do Câncer

Hoje é Dia Mundial do Câncer

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Algumas pesquisas indicam que o câncer de próstata pode se dar majoritariamente em negros, outros estudos apontam que o câncer de pele se dá mais agressivamente em negros. No entanto, apesar da incidência de algumas doenças serem maiores sobre a população negra, todos estamos sujeitos a adoecer. O câncer não escolhe a cor da pele: o crescimento desordenado de células anormais que invadem tecidos e órgãos pode acometer negros, brancos, amarelos, vermelhos.

O aumento celular determina a formação de tumores, que podem ser benignos ou malignos. Ambos assolam a quem recebe seu diagnóstico. No entanto, câncer benigno pode ser removido, porque as células crescem devagar e são parecidos às normais. Enquanto isso, o tumor maligno é composto por um crescimento celular de forma incontrolável, com fácil multiplicação e grande capacidade de se alastrar por outros órgãos do corpo. Nesse caso, diversos tratamentos podem ser adotados para tentar a cura.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O dia de hoje, 04 de fevereiro, serve para isso: falar sobre a doença. Por ano, mais de 500 mil pacientes recebem diagnóstico de câncer. De fígado, de pele, de garganta, de útero, de intestino, de próstata, de pulmão, de ovário, de endométrio, de mama. São mais de 100 tipos diferentes que podem se desenvolver em qualquer órgão do corpo. A doença cresce como um ser humano: se alimenta dos nutrientes e do oxigênio que nos mantém vivos, transportados por nossos vasos sanguíneos.

Apesar de, geralmente, o câncer chegar sem pedir licença, algumas atitudes podem prevenir a doença. Não fumar é a dica mais importante de todas. Manter o peso adequado, praticar atividade física e se alimentar de forma saudável também é válido. A ingestão de bebidas alcoólicas também não é indicada. Nada de exposição ao sol no período das 10 às 16 horas. Por fim, não se pode esquecer a importância de exames preventivos regularmente.

Além disso, vale a pena oferecer apoio a quem precisa. GRAAC, GAPC, Oncoguia, ASPEC, CAPEC, CENIN, ABRAPEC, Rosa Mulher são algumas das instituições que ajudam a pessoa com câncer. Parecem muitas? Sempre tem espaço para mais uma. O câncer não escolhe cor da pele. A solidariedade também não.

 

 

Compartilhe

Amanda Sthephaniehttp://www.todosnegrosdomundo.com.br
Preta. Pobre. Poeta. Periférica. Prounista. Filha de Oxum, tem paixão pela palavra e estuda o último ano de Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie.
- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES