fbpx
19.5 C
São Paulo
quinta-feira, 27 janeiro 2022
HomeArteHistórias Pretas: Contos e Lendas da África estreia em novembro 

Histórias Pretas: Contos e Lendas da África estreia em novembro 

O espetáculo Histórias Pretas: Contos e Lendas da África é idealizado pela Meraki Entretenimento

Histórias Pretas – Contos e Lendas da África é uma homenagem às tradições orais da rica cultura dos povos africanos. As histórias dramatizadas versam sobre o universo folclórico do continente a partir dos temas A Criação do Mundo, Ancestralidade, a Força do Feminino, Representatividade e a Filosofia Ubuntu.

As apresentações acontecem no mês de novembro como celebração ao mês da consciência negra, com estreia marcada para o dia 17 de novembro, às 15 horas, na Fábrica de Cultura Brasilândia. Posteriormente, o espetáculo segue com apresentações em diversas regiões e espaços de São Paulo.

O projeto conta com elenco, equipe criativa exclusivamente composta por artistas pretos, que apresentam suas perspectivas a respeito da cultura africana, tradição dos seus povos e de sua contribuição à arte brasileira, visando a colaboração, justiça e igualdade. A dramaturgia é de Zanza Capelari em colaboração com a equipe, a direção artística é de Thaís Dias, a direção musical é de João Nascimento e o elenco é composto por Anderson Sales, Dom Capelari, Érica Ribeiro, Jéssica Delmondes e Lisi Andrade.

Histórias Pretas

De acordo com as lendas africanas, Baobá foi a primeira árvore que existiu, por isso era responsável por conectar os mundos físico e espiritual. Partindo deste ponto, o espetáculo “Histórias Pretas: Contos e Lendas da África” relata sobre um príncipe que faz uma viagem encantada para ajudar seu povo a se reconectar com o coração da mãe-terra e redescobrir os valores fundamentais à vida. 

Em sua jornada, ele descobrirá sobre a criação do mundo e das estrelas, sobre como o tambor chegou à terra e se tornou um dos principais símbolos da cultura africana. Os Jeles também são conhecidos como Griots. Eles são contadores de história que preservam e perpetuam as tradições e a memória dos povos africanos.

Histórias Pretas - Contos e Lendas da África estreia em novembro  | Fotos:  João Caldas
Histórias Pretas – Contos e Lendas da África estreia em novembro | Fotos: João Caldas

Além disso, seremos apresentados a outros personagens, como Quibungo, que percorre o mundo atrás de crianças desobedientes e que não gostam de dormir. A orixá dos raios, ventos e dona da espada do fogo, Iansã, que cria Dandara, a famosa guerreira que lutou pela liberdade de seu povo e, finalmente, Ananse, a aranha-homem que, desafiada por Nyame, o Deus do céu, consegue trazer de volta à terra as histórias do mundo que ele queria só pra si. 

Tendo como fio condutor a jornada desse pequeno príncipe-herói, o espetáculo trabalha temas como solidariedade, aprendizado, união, amor, coragem, ancestralidade e emoção. Além disso, mostrará a imensa riqueza cultural dos povos africanos. Venha se emocionar e se encantar com essa grande viagem.

Erica Malunguinho e Emicida serão embaixadores do Museu de Arte Negra (MAN-IPEAFRO)

Meraki Entretenimento

A Meraki é uma agência de entretenimento voltada à realização de projetos culturais e que tem como missão a promoção da arte em toda a sua potencialidade e diversidade. Com entusiasmo, criatividade, profissionalismo e alegria, nos dedicamos a cada etapa de nossos projetos, pois acreditamos que essa é a melhor forma de alcançarmos os nossos propósitos e os de nossos parceiros e investidores.

Com atuação desde a elaboração, produção até a realização dos projetos, a Meraki é uma aliada nos desafios e objetivos a serem alcançados por pessoas, organizações e marcas, seja por meio de projetos próprios ou sob demanda (personalizados).
Uma empresa que acredita na potência de nossa humanidade, no amor, na educação e na riqueza de nossa pluralidade para a construção de um mundo mais igualitário para todos.

Idealizado por Zanza Capelari, fundadora da Meraki Entretenimento, depois de 20 anos trabalhando com o universo do teatro infantil, sendo quatorze deles a frente do Projeto escola do Teatro Imprensa do Grupo Silvio Santos (CCGSS) e sete anos como Diretora de Captação da Brain+, agora chegou a vez de presentear à cidade com um projeto próprio inspirado na rica cultura africana.

Acompanhe as redes sociais da Meraki Entretenimento.

Serviço: Histórias Pretas – Contos e Lendas da África


Local: Fábrica de Cultura Brasilândia
Av. General Penha Brasil, 2508 – Brasilândia
Abertura:
17 de novembro às 15 horas
Classificação Indicativa:
Livre
Ingressos:
Gratuito

Local: Teatro Irene Ravache 
R. Capote Valente, 667 – Pinheiros
Abertura:
18 de novembro às 10 horas e 15 horas
Classificação Indicativa:
Livre
Ingressos:
Gratuito

Local: Fábrica de Cultura Itaim Paulista
R. Estudantes da China, 500 – Itaim Paulista
Abertura: 19 de novembro às 15 horas
Classificação Indicativa: Livre
Ingressos: Gratuito

Local: Teatro União Cultural
R. Mario Amaral, 209 – Paraíso
Abertura: 20 de novembro às 16 horas
Classificação Indicativa: Livre
Ingressos: Contribuição sugerida de R$20,00

Local: Centro de Culturas Negras
R. Arsênio Tavolieri, 45 – Jabaquara
Abertura:
23 e 24 de novembro às 10 horas e 15 horas
Classificação Indicativa:
Livre
Ingressos:
Gratuito

Local: Fábrica de Cultura Parque Belém
Av. Celso Garcia, 2231 – Belenzinho
Abertura:
25 de novembro às 15h
Classificação Indicativa: Livre
Ingressos:
Gratuito


Local: Escola Estadual Tarcisio Alvares Lobo EETAL
R. Dona Estela Borges Morato, 500
Abertura:
29 e 30 de novembro às 15h
Classificação Indicativa: Livre
Ingressos:
Gratuito

Compartilhe

Maria Angélicahttp://www.todosnegrosdomundo.com.br
Tenho 22 anos, sou nascida e criada no litoral, caiçara com muito orgulho. Além disso, também sou formada em Comunicação Social - Jornalismo. Sempre me encantei com o poder das palavras e por isso sinto que o jornalismo me escolheu, durante a minha breve trajetória profissional tive a oportunidade de contar histórias lindas e é o que pretendo continuar fazendo.
- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES