fbpx
19.5 C
São Paulo
terça-feira, 07 dezembro 2021
HomeNotíciaGoogle homenageia centenário de Ruth de Souza

Google homenageia centenário de Ruth de Souza

O Doodle de hoje do Google homenageia a atriz Ruth de Souza, pioneira no teatro negro daqui do Brasil. Ela é uma das primeiras atrizes do teatro negro e foi responsável por abrir algumas portas para os artistas afro-brasileiros que temos até hoje.

O Teatro Experimental do Negro

O Google fez um Doodle para homenagear Ruth de Souza. (Foto: Google)

Ruth Pinto de Souza nasceu no dia 12 de maio de 1921, no Rio de Janeiro. Ela foi uma atriz brasileira e considerada a primeira dama negra do teatro, cinema e televisão aqui do Brasil. Ela também foi a primeira artista nascida no Brasil a ser indicada ao prêmio de ‘Melhor Atriz’ em um festival internacional de cinema. A indicação veio pelo seu trabalho em ‘Sinhá Moça’, no Festival de Veneza em 1954.

Na adolescência, Ruth ingressou no Teatro Experimental Negro (inclusive já falamos dele por aqui!) do Rio de Janeiro, um projeto criado em 1944 para lutar contra a discriminação racial e abrir portas para pessoas afro-brasileiras nas artes cênicas.

Além da indicação no Festival de Veneza, Ruth também foi a primeira atriz negra a se apresentar no palco do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Além de atuar em mais de 30 filmes no Brasil e exterior, ela também teve uma carreira extremamente sólida na televisão, atuando em mais de 20 novelas. Ela foi premiada em 2004 como ‘Melhor Atriz’ pelo seu papel em ‘Filhas do Vento’ por um dos maiores festivais de cinema do Brasil, o Festival de Cinema de Gramado.

O Doodle em homenagem à atriz está disponível na página principal do Google e, quando clicamos nele, ele redireciona para mostrar a história da vida e carreira da atriz. Ruth faleceu em 28 de julho de 2019 aos 98 anos em sua cidade natal, o Rio de Janeiro.

Compartilhe

Vinícius Gonçalves
Geminiano, viciado em tecnologia, filmes de terror e cinema.
- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES