A nova edição do projeto Frequências, que traz show duplo com dois artistas de diferentes cenas, mas com a mesma sintonia, leva à Casa Natura Musical apresentações de Funmilayo Afrobeat Orquestra e Dessa Ferreira no dia 15 de junho, quinta-feira, 21h30, para uma noite de celebração da música afro e indígena brasileira. Com dobradinha de lançamentos, Dessa Ferreira apresenta o show de estreia do disco Pulso e Funmilayo traz apresentação com repertório baseado em seu novo álbum homônimo.
SOBRE FUNMILAYO AFROBEAT ORQUESTRA
A Funmilayo Afrobeat Orquestra apresenta o show de lançamento de seu primeiro disco, Funmilayo. Partindo do afrobeat como principal influência, a banda apresenta composições coletivas que foram inspiradas pela trajetória artística e intelectual de mulheres negras brasileiras somadas às experiências particulares de cada integrante.
O álbum de estreia da banda propõe uma mirada ao Afrobeat desde a vivência de 11 pessoas negras brasileiras, num novo reencontro entre a África e o Brasil, sem deixar de apontar as lutas políticas por justiça e igualdade que atravessam nossas histórias. Tudo isso transparece nas escolhas estéticas, desde as letras até a sonoridade dos tambores, piano, contrabaixo, guitarra, bateria, vozes, coros e sopros, equilibrados de maneira que a ouvinte sinta-se convidada a questionar a escuta eurocentrada a que fomos submetidos.
Funmilayo Afrobeat Orquestra é uma banda de afrobeat brasileiro formada em 2019 pela cantora e saxofonista Stela Nesrine e trompetista Larissa Oliveira. Provocadas pela ausência de mulheres negras no afrobeat, um gênero essencialmente negro, buscaram outres artistas para dar vida ao projeto. O nome homenageia Funmilayo Anikulapo Kuti, pioneira na luta das mulheres nigerianas por liberdade, direito ao voto e justiça social. Professora proeminente e ativista incansável, Funmilayo é mãe de Fela Anikulapo Kuti, artista nigeriano considerado o criador do Afrobeat, com músicas engajadas em políticas e problemas sociais.
SOBRE DESSA FERREIRA
No show de lançamento de Pulso, Dessa Ferreira demarca a ancestralidade indígena e africana na música e na cultura brasileira. Fala sobre vazios, silêncios, apagamentos e sobre a importância de se conectar com as suas próprias raízes para poder se compreender, se fortalecer, podendo assim, também, fortalecer ao seu entorno e construir novas possibilidades a partir de saberes ancestrais. O show provoca o público a ter uma experiência pulsante a partir da fala dos tambores, com referências e sonoridades afro-diaspóricas, africanas e indígenas; um show que une instrumentos tradicionais como o bàtá yorubá às guitarras e efeitos, o djembe malinke com o contrabaixo, o pífano com a bateria, levando o público para uma viagem que além de unir vários mundos, une passado, presente e futuro. A banda será composta pelo músico e babalawo nigeriano, Ìdòwú Akínrúlí, na bateria, percussões e vozes, Bruna Duarte no contrabaixo, Natália Lima nas percussões e Júnior Kabloco no saxofone, flauta e pífano. O show contará com participações especiais, surpresas e canções inéditas.
No repertório autoral do show, estão as canções que dão título aos três videoclipes financiados pela Natura Musical – “Dois Mundos” (em parceria com Nina Fola e Bruno Amaral), Folha Sagrada” e “Obatalá” (em parceria com Idowu Akinruli) -, além de “Pulso”, que dá título ao show, e outras canções como “Ira de Euê” (em parceria com Dona Conceição), “Ser Tudo (em parceria com Addia Furtado)”, “Carnaubinha”, entre outras.
“Dessa Ferreira – Música Afro-Indígena Contemporânea” foi selecionado pelo edital Natura Musical, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul (Pró-Cultura). O projeto consiste na produção de três videoclipes das faixas do álbum “Pulso”, primeiro trabalho autoral solo da artista brasiliense. Os videoclipes serão lançados mensalmente, a partir de março, em todas as plataformas digitais.
Casa Natura Musical
Inaugurada em maio de 2017, a Casa Natura Musical é uma Casa feita por e para pessoas apaixonadas por música que acreditam que um futuro mais bonito só se constrói no coletivo. Palco de diferentes ritmos, movimentos e artistas de todo Brasil, um equipamento cultural que promove reflexões com o público em busca de um mundo mais plural, inclusivo e sustentável, através de shows, eventos especiais, mostras de arte digital e conteúdos nos seus canais de comunicação. O espaço fica localizado no bairro de Pinheiros em São Paulo, e seus conteúdos ultrapassam os limites geográficos dos canais digitais, reverberando pelo Brasil e pelo mundo.
Serviço
Frequências | Funmilayo Afrobeat Orquestra + Dessa Ferreira
Dia 15 de junho, quinta-feira, 21h30 | Abertura da Casa: 20h30
Ingressos à venda pelo site da Sympla
Valores: de R$20 a R$120
Classificação indicativa: 16 anos
Duração: 90 minutos
CASA NATURA MUSICAL
Rua Artur de Azevedo, 2134, Pinheiros, São Paulo
www.casanaturamusical.com.br