O palestrante e fundador da Consultoria Portal Trans BR, Théo Souza, participou recentemente da live ‘As oportunidades da capacitação e inserção da juventude negra no mercado de trabalho’ do Instituto MOVER, em parceria com o Instituto Coca-Cola, ao lado do ex-BBB e ator Danrley Ferreira e da afroempreendedora e produtora audiovisual, Amanda Dias. Levando para o debate as suas vivências enquanto jovens negros no mercado de trabalho, os três reforçaram a importância de haver oportunidades para a geração de renda e autoestima profissional para a juventude preta. A live fez uma associação com a iniciativa do Instituto Coca-Cola de capacitação para jovens negros e periféricos, entre 16 e 25 anos.
“Nessa live super bacana a gente discutiu sobre a importância da capacitação e inserção da juventude negra no mercado de trabalho e no decorrer eu fui levantando também as minhas experiências mesmo enquanto um homem transgênero dentro desse recorte, falando como foi a minha trajetória em relação a capacitação até eu chegar até aqui e poder montar a minha empresa de consultoria, a Portal Trans BR Consultoria”, comenta Théo.
Oferecido pelo Instituto Coca-Cola Brasil, o curso Coletivo Mover 2022 é formado por 16 videoaulas enviadas pelo WhatsApp que vão colaborar para a preparação jovens no mercado de trabalho e na busca pelo primeiro emprego. Ao final do curso o jovem recebe um certificado de conclusão e acesso à comunidade de vagas do Coletivo onde poderá se candidatar aos processos seletivos de uma rede de mais de 400 parceiros empregadores.
Théo Souza, que conquistou a sua vaga da universidade federal, por conta da sua participação no pré-vestibular popular PreparaNem, da CasaNem, um coletivo que prepara travestis e trans para o ENEM e universidades em geral, vê na capacitação e oportunidade para jovens negros um caminho para a geração de renda. “Pré-vestibulares populares me ajudaram a entrar na faculdade e a conseguir tudo que consegui até o momento e como muitos jovens negros, periféricos estão conseguindo serem os primeiros de suas famílias a conquistarem, e assim garantindo grandes oportunidades e tendo uma maior mobilidade social devido a projetos como o do Coletivo Mover e do Instituto Coca-Cola”, finaliza o especialista.
Se você tem entre 16 e 25 anos, se autodeclara como uma pessoa preta ou parda e está cursando ou concluiu o Ensino Médio e busca por uma oportunidade de emprego, inscreva-se no Coletivo Mover 2022.
Sobre Théo Souza
Fundador do Portal Trans BR, um canal de comunicação, informação e entretenimento voltado para pessoas trangêneros no Brasil, Théo Souza também é palestrante e multiartivista preto. Para além dos seus trabalhos no setor corporativo, Théo também trabalha com figurações, faz conteúdos sobre moda e beleza, e também é poeta. Residente do Rio de Janeiro, ele já trabalhou diretamente com nomes influentes da comunidade trans como João W. Nery e Bruna Benevides, atual presidenta da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA).
CONHEÇA MAIS: