Com direção artística da atriz, escritora e poetisa capixaba Elisa Lucinda, acontece de 22 a 25 de julho, com transmissão online e gratuita pelo canal do YouTube, a 1ª Festa da Palavra, feira literária nacional. A iniciativa é um estímulo ao hábito da leitura, intencionando aproximar os leitores dos escritores da língua portuguesa e celebrar o encontro do autor com o público.
Festival “Escola Do Samba” estreia no formato de websérie online em 17 de julho
Dentre os 23 convidados estão confirmados autores e personalidades como o músico Chico César, o ator Lázaro Ramos, a psicóloga, psicanalista e doutora em Filosofia Viviane Mosé, o escritor e professor indígena Daniel Munduruku, o escritor capixaba Caê Guimarães, o poeta cabo-verdiano Filinto Elísio e as escritoras Bernadette Lyra e Maria Rezende. O evento conta ainda com apresentações musicais e teatrais, oficina de Kuisam de Oliveira e palestra de Joel Zito Araújo. Confira a programação completa aqui.
‘Uma beleza estar à frente da direção artística de um evento como esse. Achei que seria muito natural realizar uma festa literária aqui, para que, nacional e internacionalmente, fossem mais reconhecidas suas maravilhas, seu Parque Ecológico, sua culinária especialíssima, a beleza de seu rio, seu forró, sua vida sofisticadamente simples e, por isso mesmo, muito boa. Assim nasceu a Festa da Palavra’, relembra a artista, que possui casa no local onde desenvolveu parte de sua obra literária.
Devido à pandemia de Covid-19, em sua primeira edição o evento será totalmente online, sem a presença de público. ‘O nome do projeto tem um propósito de comemorar a palavra, afinal, ela está na base da maioria dos entretenimentos: livros, cinemas, novelas, séries – tudo nasce na palavra. Fazer uma festa onde a colocamos em seu lugar de rainha, em seu patamar de grande celebrante, pode exercer um papel importantíssimo na formação de leitores, e na inspiração de professores e alunos e tantos outros profissionais’, celebra Elisa.
A realização do evento é do Instituto Manguerê e do Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura. A produção é da MM Projetos Culturais e o festival conta com o apoio da Secretaria da Cultura do ES, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), da prefeitura municipal de Conceição da Barra e da Sociedade dos Amigos Por Itaúnas (SAPI).