Literatura

Escritora ruandesa visita o Brasil e escreve sobre o que sentiu (e ouviu)

Scholastique Mukasonga, escritora ruandesa, escreveu um artigo sobre o Brasil publicado no jornal Libération, na última segunda-feira (07). A autora, que já esteve no Brasil três vezes, nessa visita lançou em Porto Alegre e São Paulo o seu novo trabalho, “Baratas”. No Rio de Janeiro, Mukasonga participou do fórum “Women of the World”, iniciativa do Conselho Britânico em conjunto à ONG Redes da Maré.

No texto intitulado “uma mulher negra não vale nada no Brasil”, ilustrado com a foto de Marielle Franco, a escritora lembra que em sua primeira viagem não se deu conta “da violência do abismo que separa a riqueza ostentadora da pobreza extrema e do racismo exibido por pessoas que fazem sangrar um país tão cativante. ”. No entanto, nessa última visita, Scholastique reconheceu uma “atmosfera de medo e violência”.

Se em Porto Alegre, a ruandesa recebia conselhos para não sair à noite, em São Paulo soube que devia ficar atenta: “Tenha muito cuidado, pois além de mulher, você é negra. Aqui, uma mulher negra não vale nada. É preciso prestar atenção em dobro, no simples fato de atravessar uma rua, pois um carro pode avançar sobre você. Ele não vai parar, ainda mais por ser uma mulher negra”.

A reflexão de Mukasonga passou ainda pelas questões eleitorais latentes em solo verde-e-amarelo. “A eleição de Bolsonaro excita todas as violências, será que o país vai agonizar em uma ditadura ainda mais sombria de todas que já conheceu?”, questionou. Por fim, fez um pedido ao povo: “que todos os brasileiros arranquem forças de suas raízes africanas e indígenas para resistir à barbárie que ameaça um país tão belo”.

Compartilhe esta notícia
Load More Related Articles
Load More By Amanda Sthephanie
Load More In Literatura

Facebook Comments

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Além disso, verifique

Livro infantil ressalta a importância da autonomia feminina

Com o Dia das Crianças chegando, falar de ...

Facebook

Newsletter