fbpx
19.5 C
São Paulo
segunda-feira, 06 dezembro 2021
HomeNotíciaEscola de teatro cria curso online para driblar os efeitos da pandemia

Escola de teatro cria curso online para driblar os efeitos da pandemia

A escola de teatro Pele Negra, fundada na cidade de Salvador, criou um curso online para debater sobre as teorias do teatro preto, sendo uma forma de educar e continuar produzindo arte.

Pele negra é um projeto que nasceu dentro das aulas da disciplina de Teatro da Diáspora Afrodescendente, ministradas pelo professor Licko Turle e pela professora Onisajé no primeiro semestre de 2018 na Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia. Com a criação da escola, começou a se perceber a necessidade de um estudo mais aprofundado sobre o que, de fato, é o teatro negro. “Devido ao êxito do trabalho, cresceu a demanda por uma “escola de teatro negro” em Salvador, onde pudéssemos compartilhar não só os procedimentos adotados em PELE NEGRA, bem como pudéssemos integrar convidados e convidadas que desenvolvem diferentes poéticas e pesquisas acadêmicas.” Relata o fundador da Pele Negra, Licko Turle.

Logo da escola Pele Negra

Alguns projetos tiveram que ser adaptados devido a pandemia da COVID-19, inclusive os cursos sobre o teatro negro, que agora estão disponíveis de forma online. Para contemplar todas áreas de estudo, o curso foi dividido em quatro módulos, sendo eles: Perspectivas e abordagens sobre o conceito de Teatro Negro; Espetáculo Negro; Práticas Culturais Negras e Performance Arte Negra. A ideia deu tão certo que a partir de setembro serão lançados mais cursos que vão abordar outros temas, como: Estética Negra; Dramaturgia Negra; Teatro do Oprimido e Negritude; Texto e atuação e Iluminação Cênica para a Pele Negra.

Iniciado em 5 de maio, os cursos são totalmente gratuitos e as aulas acontecem por live, às terças e quintas-feiras, das 14h às 16h. Para Licko, o retorno do público foi uma surpresa. “A demanda foi maior do que nós esperávamos! Em três dias tivemos mais de 1.000 inscritos. Além disso, elas continuam contribuindo com ideias, referências bibliográficas e voluntarismo.”

Banner de um dos temas das aulas do curso

A iniciativa que começou como uma forma de dar espaço para as produções artísticas da população negra agora já virou uma referência. Em 2021 o curso Estudo em Teatro Negro vai se tornar uma pós-graduação lato sensu, que compreende a uma especialização. É possível acompanhar as aulas pelo canal do YouTube, Estudos em Teatro Negro.

Compartilhe

Maria Angélicahttp://www.todosnegrosdomundo.com.br
Tenho 22 anos, sou nascida e criada no litoral, caiçara com muito orgulho. Além disso, também sou formada em Comunicação Social - Jornalismo. Sempre me encantei com o poder das palavras e por isso sinto que o jornalismo me escolheu, durante a minha breve trajetória profissional tive a oportunidade de contar histórias lindas e é o que pretendo continuar fazendo.
- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES