fbpx
19.5 C
São Paulo
terça-feira, 18 janeiro 2022
HomeNotíciaErica Malunguinho e Emicida serão embaixadores do Museu de Arte Negra (MAN-IPEAFRO)

Erica Malunguinho e Emicida serão embaixadores do Museu de Arte Negra (MAN-IPEAFRO)

Sede virtual será inaugurada, em live, no dia 13/11, data do décimo aniversário da deposição das cinzas de Abdias Nascimento na Serra da Barriga

Um projeto visionário, originalmente criado em 1950, é legado de um dos maiores expoentes dos direitos humanos e da cultura negra no mundo: O MAN – Museu de Arte Negra -, do IPEAFRO, foi idealizado pelo professor, escritor, dramaturgo e ativista Abdias do Nascimento. No dia 13/11/2021, às 18h, uma celebração marcará uma nova era para a instituição, que lançará uma sede virtual fixa trazendo plataforma para pesquisa e exposição interativa 3D. A deputada Erica Malunguinho, primeira mulher trans no poder legislativo do país e o rapper Emicida participarão de live de abertura oficial do novo espaço enquanto embaixadores da iniciativa.

A primeira sede do museu em 71 anos perpetua, ainda mais, o tamanho do legado de Abdias, fundador de entidades históricas como o Teatro Experimental do Negro (TEM), o Memorial Zumbi e o Movimento Negro Unificado (MNU). Ele foi oficialmente indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2010.

O evento terá transmissão ao vivo dos canais do Youtube do IPEAFRO e do CULTNE, com transmissão simultânea pelo Facebook do portal Áfricas e haverá exibição de vídeos do acervo MAN-IPEAFRO, e de conteúdos inéditos.

O Museu, que faz parte do escopo de atividades do IPEAFRO, pretende dar visibilidade e criar um acervo de memória da arte negra em dimensões nacional e continental. O instituto exerce função nas áreas do ensino, pesquisa, cultura e documentação e, conforme site oficial, busca ‘cooperar com a população afrodescendente na recuperação de sua história e na manutenção e expansão de seus valores culturais de origem e do respeito à sua identidade, integridade e dignidade étnica e humana”.  

Compartilhe

- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES