fbpx
19.5 C
São Paulo
domingo, 05 dezembro 2021
HomeArteMamãe, Tem Uma Drag Queen Contando Histórias

Mamãe, Tem Uma Drag Queen Contando Histórias

Helena Black, a drag queen preta, contadora de histórias, participa do circuito municipal Bibliotecas Online

Quem não gosta de um bom enredo? Foi pensando nisso que o projeto “Mamãe, Tem Uma Drag Queen Contando Histórias!” saiu do papel.  Trata-se de uma narativa fundamental para a formação do cidadão e para o convívio em sociedade.

“Ao contar uma história, é possível acessar o imagético, tanto de quem conta como de quem ouve. Quando a leitura e a imaginação são cultivadas desde a primeira infância, existe a possibilidade de transformação, tão essencial nesse momento de intolerância e agressividade com o diferente”, relata Helena Black.

As bibliotecas contempladas com o projeto são:

Biblioteca Anne Frank (Itaim Bibi, ZO), Biblioteca Brito Broca (Pirituba, ZNO), Biblioteca Sylvia Orthof (Tucuruvi, ZN), Biblioteca Gilberto Freyre (Sapopemba, ZL), Biblioteca Cassiano Ricardo (Tatuapé, ZL), Biblioteca Aureliano Leite (Parque São Lucas, ZSE), Biblioteca Milton Santos (Aricanduva, ZL), Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda (Itaquera, ZL), Biblioteca Vicente de Carvalho (Itaquera, ZL) e Biblioteca Raul Bopp (Aclimação, ZCO). 

Ao todo, são 10 espaços. Dessa forma se torna mais fácil atingir um público maior e incentivar a leitura cada vez mais. Afinal, ler é se transportar para outra realidade.

Emanoel Araujo estampa ‘About Love’

Drag Queen: Helena Black

Paulo Reis é ator e produtor cultural, integrante do Grupo Rosas Periféricas e formado em Artes Cênicas pela Faculdade Paulista de Artes. Além disso, criou Helena Black, em 2010, como um presente de aniversário para sua avó paterna, que comemorava seus 85 anos.

Helena Black (Paulo Reis) | Foto de Andressa Santos
A drag queen Helena Black (Paulo Reis) | Foto de Andressa Santos

Como arte-educador, trabalhou no Sesc 24 de Maio e Sesc Santo André, onde sua Helena Black foi convidada para contar histórias, em 2017, tornando-se então a primeira drag queen contadora de histórias do Brasil. 

“As crianças nunca vão sozinhas aos lugares, sempre tem um adulto acompanhando. É aqui que reside a magia, pois é encantador ver essa relação de troca e respeito com que as crianças interagem com o lúdico. É urgente que esse convívio com a literatura e com a diversidade chegue à periferia, que haja estímulo à possibilidade de sonhar e de acreditar que é possível ocupar seu espaço por meio da leitura e do diálogo.”

O projeto propõe unir as crianças e as transmissões vão ser realizadas pelas redes sociais. Então, para acompanhar o trabalho fique atento ao Instagram @helenablackoficial, são diversas atividades incríveis de apoiar.

Programação

18 de outubro (segunda, às 15h) – Biblioteca Anne Frank
História: A Gralha Vaidosa

19 de outubro (terça, às 15h) – Biblioteca Brito Broca
História: O Galo e a Raposa

20 de outubro (quarta, às 15h) – Biblioteca Sylvia Orthof
História: A Reunião Geral dos Ratos

21 de outubro (quinta, às 15h) – Biblioteca Gilberto Freyre
História: O Lobo e a Cegonha

22 de outubro (sexta, às 15h) – Biblioteca Cassiano Ricardo
História: O Sapo e o Boi

25 de outubro (segunda, às 15h) – Biblioteca Aureliano Leite
História: A Lebre e a Tartaruga

26 de outubro (terça, às 15h) – Biblioteca Milton Santos
História: O Macaco e o Golfinho

27 de outubro (quarta, às 15h) – Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
História: O Burro que Vestiu a Pele de um Leão

28 de outubro (quinta, às 15h) – Biblioteca Vicente de Carvalho
História: O Homem, Seu Filho e o Burro

29 de outubro (segunda, às 15h) – Biblioteca Raul Bopp
História: A Raposa e o Corvo

Compartilhe

Maria Angélicahttp://www.todosnegrosdomundo.com.br
Tenho 22 anos, sou nascida e criada no litoral, caiçara com muito orgulho. Além disso, também sou formada em Comunicação Social - Jornalismo. Sempre me encantei com o poder das palavras e por isso sinto que o jornalismo me escolheu, durante a minha breve trajetória profissional tive a oportunidade de contar histórias lindas e é o que pretendo continuar fazendo.
- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES