19.5 C
São Paulo
sexta-feira, 29 maio 2020
Home Notícia Documentário mergulha na diversidade da Amazônia Paraense

Documentário mergulha na diversidade da Amazônia Paraense

Produzido pelo BRAZA, projeto musical composto por Danilo Cutrim, Nícolas Christ e Vitor Isensee, em conjunto a Marcio Isensee e Sá, videomaker e fotógrafo, o documentário “Moldado em Água – Retratos do Baixo Tapajós” mergulha na diversidade sociocultural e ambiental da Amazônia Paraense.

Marcio Isensee, responsável pelas imagens e pela direção de fotografia, é colaborador de sites de jornalismo ambiental e já assinou a direção dos filmes ‘Andes Água Amazônia’ (2012), ‘Um Rio em Disputa’ (2015) e ‘Sob a Pata do Boi’, com previsão de lançamento para 2018. Foi ele também quem teve a ideia de registrar o vídeo da música “Moldado em Barro”, do álbum ‘Tijolo por Tijolo’, no oeste do Pará.

No entanto, quando o grupo percebeu que passaria cerca de dez dias em determinadas Áreas de Conservação Ambiental de parte da Floresta Amazônica, decidiu produzir, além do clipe, um vídeo-documentário. Por fim, a gravação é também uma denúncia: na área filmada, florestas são derrubadas, queimadas e inundadas, hidrelétricas tomam espaço outrora de etnias indígenas, áreas de conservação são reduzidas ou extintas, há semelhança ao trabalho escravo e a desigualdade social marca a população.

Ouvindo indígenas, ribeirinhos, quilombolas e seringueiros, o documentário busca dar visibilidade a uma região repleta de riquezas naturais e tradições culturais que tem sofrido com a ganância pela lucratividade. Confira:

Amanda Sthephaniehttp://www.todosnegrosdomundo.com.br
Preta. Pobre. Poeta. Periférica. Prounista. Filha de Oxum, tem paixão pela palavra e estuda o último ano de Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Jimmy Fallon se desculpa por usar “blackface” para personificar Chris Rock

Jimmy Fallon publicou um pedido de desculpas por fazer “blackface” para personificar Chris Rock no programa Saturday Night Live no ano 2000.

Érico Brás fala sobre quando foi confundido com ladrão na Bahia

O ator e apresentador Érico Brás contou sobre como foi quando policiais o confundiram com um ladrão, na Bahia. Durante uma live com Fábio...

Thelma fala sobre ataques racistas em entrevista

Thelma participou hoje (28) pela manhã do programa Encontro com Fátima Bernardes. Durante a conversa com a apresentadora, ela falou sobre os...

A Moda 3D – “embora muitas marcas possam seguir o meu exemplo, é importante observar que uma mulher negra fez isso primeiro” – Anifa...

Com grandes lojas fechando suas portas devido à crise na indústria da moda ocasionada pelas diversas limitações da pandemia COVID-19 e o...

COMENTÁRIOS RECENTES