fbpx
19.5 C
São Paulo
quarta-feira, 08 dezembro 2021
HomeCinemaDocumentário Marambiré fala sobre manifestação cultural de quilombo

Documentário Marambiré fala sobre manifestação cultural de quilombo

O documentário Marambiré, sobre essa manifestação cultural do quilombo do Pacoval (PA), que resiste há mais de um século como instrumento de preservação da cultura, das raízes africanas, das memórias dos escravos e de seus descendentes na região amazônica, reunindo corporalidade e oralidade, está disponível no Amazon Prime. O filme, contemplado pelo Rumos Itaú Cultural, é dirigido por André dos Santos, também quilombola paraense, só que da comunidade Boa Vista, localizada no município Oriximiná. A produção é da Lamparina Filmes, de Belém.

“Coisa mais linda foi meu primeiro set predominantemente negro” diz Pathy Dejesus

“O documentário mostra a dinâmica do Marambiré, que reúne dança, música e cantoria marcada tambores, fazendo referência aos antigos reinados da África Central. Passada de geração em geração pelos escravos refugiados, a dança hoje se apresenta na forma de um festejo sincrético que inclui elementos de cultos africanos e religião cristã, assim como culturas portuguesa e africana.”

Envolvendo dança, música e cantos marcados fortemente pelo som da caixa e dos pandeiros, o Marambiré é passado de geração em geração e faz referência aos antigos reinados da África Central, recria um universo teatral-ritual com rei, rainhas, valsares, tocadores e contramestres. Atualmente, se apresenta na forma de um festejo sincrético que inclui elementos de cultos africanos e religião cristã, assim como culturas portuguesa e africana.

O documentário está disponível na Amazon Prime e você pode acessar (caso seja assinante do Amazon Prime) clicando aqui.

Compartilhe

Vinícius Gonçalves
Geminiano, viciado em tecnologia, filmes de terror e cinema.
- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES