fbpx
19.5 C
São Paulo
domingo, 22 maio 2022
HomeAgendaDjamila Ribeiro lançará espaço com foco em educação e bem-estar da mulher

Djamila Ribeiro lançará espaço com foco em educação e bem-estar da mulher

Espaço Feminismos Plurais oferecerá formação intelectual e profissional, atendimento psicológico, suporte jurídico, terapêutico e dentário para mulheres socialmente vulneráveis.

Realizando o seu grande sonho, a filósofa e best seller Djamila Ribeiro inaugura no dia 05 de maio, no bairro de Moema, na cidade de São Paulo, o Espaço Feminismos Plurais, um instituto sem fins lucrativos que pretende abraçar mulheres socialmente vulneráveis dentro de uma perspectiva de acolher, de desenvolver e dar oportunidades. Por entender o ser humano em toda a sua complexidade, o instituto deve ser visto como um espaço de educação, saúde mental, bem-estar e desenvolvimento profissional.  O Feminismos Plurais será inaugurado com o lançamento de dois livros: Transfeminismo, da professora e mulher trans Letícia Nascimento, e Trabalho Doméstico, da professora Juliana Teixeira, ambos da Coleção Feminismos Plurais, publicações da editora jandaíra, às 19h.

UANA aposta no pop com tempero dançante em “Vidro Fumê”

O Espaço Feminismos Plurais oferecerá atendimento presencial com formação intelectual e profissional, além de atendimento psicológico, suporte jurídico, literário, terapêutico e dentário para pessoas pertencentes a grupos vulnerabilizados. Formado por um corpo técnico multidisciplinar, a equipe responsável por conduzir o projeto é composta pelo diretor administrativo do espaço, o empresário e grande apoiador do projeto, Maurício Rocha, pela psicóloga Débora Guimarães, pela terapeuta Marília Salles, pela dentista Paula Alves, pela gerente de espaço Sílvia Gomes, pela gerente pedagógica Débora Caroline e direção geral da Djamila Ribeiro.

Além de uma sólida base acadêmica, construída por meio de vários anos de estudo, em sua trajetória, Djamila Ribeiro foi beneficiada com projetos sociais e, agora, realiza o grande sonho de oferecer às mulheres um importante espaço de formação e destaca o quanto sua trajetória em movimentos sociais trouxe um olhar ressignificado sobre o que é ser mulher negra e como tudo isso transformou a sua vida.

Segundo ela, “toda minha trajetória me levou à concepção do Espaço Feminismos Plurais. Será um espaço que enxergue as pessoas, sobretudo a mulher negra, numa perspectiva de potência. E espero que o instituto que estou inaugurando represente para as mulheres o que lugares de acolhimento e desenvolvimento crítico representaram para mim.”

Alguns campos serão trabalhados significativamente no instituto, como o de promoção à leitura, formações filosófica e empresarial, workshops, biblioteca, eventos de lançamento de obras literárias e artísticos, levando o público a ter acesso ao conhecimento e à construção de ferramentas para o empoderamento destes grupos. Conheça o que será oferecido pelo Espaço Feminismos Plurais:

  • Biblioteca: contará com o acervo doado pela Djamila Ribeiro da Coleção Feminismos Plurais, do selo Sueli Carneiro, e obras de editoras parceiras que serão destinadas à consultas locais e ao empréstimos de livros. Serão oferecidos também computadores para pesquisas, estudos e desenvolvimento de trabalhos acadêmicos em geral. 
  • Cursos: realização de cursos, workshops de formação filosófica, jurídica para mulheres e empresarial.
  • Eventos literários e artísticos: o espaço se destinará para o lançamento de livros da própria Coleção Feminismos Plurais e do selo Sueli Carneiro. O local será aberto para exposições de arte e para visita de escritores e escritoras do Brasil e do exterior voltado à oficinas e à residências literárias.
  • Atendimento psicológico: o atendimento será oferecido a homens e mulheres, grupos familiares, incluindo crianças e adolescentes, e preferencialmente mulheres vítimas de violência e pessoas em situação de risco social.
  • Terapia: realização de práticas artísticas, respiratórias, meditações, conexões com a natureza e reflexões sociais dos arquétipos femininos, com o propósito de estimular a liberação de bloqueios e possíveis distorções que as mulheres desenvolvem ao longo da vida.
  • Atendimento odontológico: atendimento de mulheres em situação de risco social, sobretudo mulheres vítimas de violência doméstica. Haverá uma triagem para encaminhamento ao tratamento odontológico destas mulheres.

O Espaço Feminismos Plurais ficará localizado na Alameda Tupiniquins, no. 343, em Moema. Horários de funcionamento é de segunda à sexta das 9h às 17h e aos sábados, das 10h às 15h.

Compartilhe

Vinícius Gonçalves
Geminiano, viciado em tecnologia, filmes de terror e cinema.
- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES