fbpx
19.5 C
São Paulo
quarta-feira, 01 dezembro 2021
HomeTelevisãoDiscurso de Naiara Azevedo no Encontro gera polêmica

Discurso de Naiara Azevedo no Encontro gera polêmica

Na última quinta feira (27), no Encontro, Naiara Azevedo parece ter se espantado com a inteligência de uma mulher preta, gerando polêmica pelo seu discurso.

Durante conversa sobre dororidade, termo criado por Vilma Piedade como alteração de sororidade para designar mulheres unidas pela dor, a cantora sertaneja disparou “E para ver o tanto que a pessoa que é preconceituosa é ignorante, porque eu estou admirada com a inteligência, com as palavras, com a sua inteligência… ela é uma mulher preta, como ela se diz, tão inteligente, tão culta e dando todos esses ensinamentos para gente. Eu gostaria de te aplaudir e dizer… eu tenho muito o que aprender com ela!”

O racismo pode acontecer de diferentes maneiras, mesmo num discurso naturalizado. Ao citar “uma mulher preta […] tão inteligente, tão culta”, Naiara distingue essa de outras mulheres pretas.

O mesmo acontece em frases como “que preta linda”, algo que conota um sentido de que essa mulher preta é linda, dissociando-a de outras, como se fosse raro, indicando ainda surpresa.

Ainda é necessário entender o racismo como estrutural e, portanto, presente mesmo onde quase não se percebe, até nos discursos com intenção de elogio, carregados de estereótipos como o de Naiara Azevedo.

Compartilhe

Amanda Sthephaniehttp://www.todosnegrosdomundo.com.br
Preta. Pobre. Poeta. Periférica. Prounista. Filha de Oxum, tem paixão pela palavra e estuda o último ano de Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie.
- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES