fbpx
19.5 C
São Paulo
sexta-feira, 19 agosto 2022
HomeMúsicaDisco dos Racionais MC’s vira livro

Disco dos Racionais MC’s vira livro

Depois de ser exigido em vestibular da Unicamp 2019 como leitura obrigatória, Sobrevivendo no Inferno (1997), dos Racionais MC’s, vira livro. A obra tem letras editadas como poemas para que vestibulandos estudem a narrativa das ruas, ganhando ainda status de objeto acadêmico, finalmente.

A edição, que identifica qual dos MC’s canta cada parte – Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock, KL Jay – tem introdução do produção de literatura brasileira Acauam Silvério de Oliveira que cita o disco como uma espécie de culto. A produção conta ainda com a colaboração de Eliane Dias, produtora dos Racionais MC’s e companheira de Mano Brown.

A iniciativa, apesar de aclamada, também já recebeu críticas. “Racionais Nunca Será Shakespeare”, disse um correspondente da Veja em Curitiba.

Não será mesmo. Ainda bem. Racionais sempre será Racionais e isso é o suficiente para cada menino e menina preta que entra na universidade depois de ouvir pelas vielas o som das ruas. Racionais MC’s é narrativa fácil de compreender para quem sobreviveu no inferno e, só agora, alcança espaços antes não alcançados.

Se a educação é meritocrática, então tomemos cada vez mais a cultura como forma de educar. Afinal, é assim que periféricos aprendem, sendo protagonistas de suas próprias referências. Não é com Shakespeare.

Compartilhe

- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES