Música

Disco dos Racionais MC’s vira livro

Depois de ser exigido em vestibular da Unicamp 2019 como leitura obrigatória, Sobrevivendo no Inferno (1997), dos Racionais MC’s, vira livro. A obra tem letras editadas como poemas para que vestibulandos estudem a narrativa das ruas, ganhando ainda status de objeto acadêmico, finalmente.

A edição, que identifica qual dos MC’s canta cada parte – Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock, KL Jay – tem introdução do produção de literatura brasileira Acauam Silvério de Oliveira que cita o disco como uma espécie de culto. A produção conta ainda com a colaboração de Eliane Dias, produtora dos Racionais MC’s e companheira de Mano Brown.

A iniciativa, apesar de aclamada, também já recebeu críticas. “Racionais Nunca Será Shakespeare”, disse um correspondente da Veja em Curitiba.

Não será mesmo. Ainda bem. Racionais sempre será Racionais e isso é o suficiente para cada menino e menina preta que entra na universidade depois de ouvir pelas vielas o som das ruas. Racionais MC’s é narrativa fácil de compreender para quem sobreviveu no inferno e, só agora, alcança espaços antes não alcançados.

Se a educação é meritocrática, então tomemos cada vez mais a cultura como forma de educar. Afinal, é assim que periféricos aprendem, sendo protagonistas de suas próprias referências. Não é com Shakespeare.

Compartilhe esta notícia
Load More Related Articles
Load More By Amanda Sthephanie
Load More In Música

Facebook Comments

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Além disso, verifique

Tony Gordon é o vencedor do The Voice Brasil

Logo que a 8ª temporada do The Voice ...

Facebook

Newsletter