19.5 C
São Paulo
sábado, 28 março 2020
Home Colunistas Diário de Viagem: em Brasília, Camila Camargo faz a décima parada dançando...

Diário de Viagem: em Brasília, Camila Camargo faz a décima parada dançando afro

Quando comecei a pensar em um roteiro para conhecer quem faz e como faz dança afro no Brasil, confesso que não pensei em Brasília. Aliás, normalmente não fazia nenhuma referência à cidade além das questões do fazer político. Bem, para os desavisados de plantão (me incluo nessa), a cidade de Brasília tem um cenário cultural diverso e incrível! Uma real fusão de Brasis.

E por isso, fui conferir.

No meio da busca pela dança, conheci Nãnan Matos. Cantora, percussionista e bailarina nascida em Brasília. Nãnan faz um trabalho de pesquisa e resgate da cultura de matriz africana e se dedica ao fortalecimento do fluxo cultural África-Brasil, através da música e da dança do povo Malinque.

Dona de uma personalidade forte e um sorriso radiante, Nãnan Matos conduz as aulas de dança e percussão com essas mesmas características: força e alegria.

TNM - Nanan Matos

A aula que participei iniciou pela percussão. Os alunos de djembe e dununs aprendiam o ritmo e iam executando a medida que os alunos de dança chegavam. Com o ritmo em andamento, Nãnan passava passos de dança e montava uma coreografia.

No dia em que cheguei à cidade, tinha acontecido também uma edição do Mandenique, um pequenique realizado por Nãnan e regado a cultura mandingue, que além de confraternização entre os alunos, se torna uma pequena amostra do trabalho realizado para quem passa pelo Parque da Cidade.

https://www.youtube.com/watch?v=qMwDzS-Zze8

Uma artista jovem, mas que desenvolve já há bastante tempo trabalhos relacionados a cultura. Recebeu, ainda em 2012, o prêmio para Agentes Jovens de Cultura (MinC), além de outros como melhor intérprete no Festival de Música da Universidade de Brasília FINCA/FLAAC, na categoria AfroCandangoLatinoBrasileiro, e na categoria de júri popular, o prêmio Tom Jobim de Música Brasileira, realizado pelo SESC-DF.

Desde cedo ela desenvolveu habilidades artísticas junto a família no Instituto Comunidade Praia Verde, que realiza ações socioculturais voltadas à comunidade e projetos sobre a cultura de matriz africana.

Nãnan trabalha para difundir e valorizar a diversidade cultural afro-brasileira, multiplicando seu conhecimento por meio da realização de suas oficinas e atividades culturais. A partir das pesquisa, traz para o seu repertório fundamentos da cultura do Oeste Africano, além da música popular regional brasileira, o afro-beat e o funk.

Durante 2015 e ainda em 2016, como cantora trabalha a circulação do show “Ma Binu”, já apresentado nos palcos da FUNARTE, no festival SERNEGRA, no festival Latinidades, no SESC Garagem e no Show de Réveillon (2016), pela Secretaria de Cultura do DF/GDF. Fez parte também da abertura da primeira Reunião sobre a Década Afrodescendente e foi cantora convidada na Marcha das Mulheres Negras 2015.

Para conhecer mais sobre o trabalho de Nãnan Matos, acesse:

https://www.facebook.com/nananmatosmusica/

Serviço

Aulas regulares as quintas, em todos os turnos.

Endereço: 412 Norte – bl.B subsolo – Brasília/DF

 

Perfil Camila CamargoCamila Camargo é negra e bailarina, aspirante a produtora cultural e a percussionista. É formada em Publicidade e Propaganda pela ESPM-Sul e especializada em Design Estratégico pela UNISINOS em Porto Alegre. Está sempre buscando as melhores experiências que o mundo pode proporcionar e os aprendizados que elas trazem. Muito ligada à espiritualidade, tem como intenção de vida criar movimentos de conexão.

 

 

Amanda Sthephaniehttp://www.todosnegrosdomundo.com.br
Preta. Pobre. Poeta. Periférica. Prounista. Filha de Oxum, tem paixão pela palavra e estuda o último ano de Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

MAIS LIDAS

Ludmilla faz paródia sobre os cuidados contra o coronavírus

Lud criou paródia de “Invocada”. (Foto: Reprodução) Ludmilla, assim como outros artistas e boa parte da população, está...

“Não voto na Thelma”, diz Babu sobre estratégia de jogo

Babu diz que não votaria na Thelma e demonstra parceria. (Foto: Reprodução) Neste ano, além das fadas não...

Blair Underwood revela que já recusou papel em série porque ele explorava homens negros

Underwood fez a revelação durante uma entrevista; A série em questão foi 'Sex and the City' Blair Underwood. (Foto:...

‘Lágrimas de Crocodilo’: Curta aborda história de nordestino em SP; Assista

Curta é uma adaptação do novo álbum do rapper pernambucano Diomedes Chinaski Diomedes Chinaski no...

COMENTÁRIOS RECENTES