Opinião

Dia da Consciência Negra: fiquem atentos à saúde mental

No próximo dia 20 (quarta-feira) é celebrado o Dia da Consciência Negra, um momento de reflexão sobre história, justiça, respeito, negritude e diversidade.

No entanto, apesar da importância desta data, cuidado. Neste mesmo dia, muitas pessoas escreverão textos lembrando que somos todos humanos, compartilharão o vídeo do Morgan Freeman – tirado ou não de contexto -, falarão de racismo reverso.

Se tiver forças e disposição para discutir, discuta. Mas também tá tudo bem se você quiser curtir o seu Dia da Consciência Negra longe das redes ou dos holofotes para manter sua saúde e integridade mental e fisica.

Infelizmente, principalmente agora, as pessoas tendem a transformar uma data de relevada importância em espaço para mais ataques. Por isso, entenda e respeite seus próprios limites nos debates e exposições.

Até aqui, especialmente com a crescente violência contra a população negra, estar vivos e saudáveis é o nosso maior feito. Não desejo que sejamos pacientes, porque já temos sido o bastante.

Mas que cuidemos da nossa integridade principalmente nestes momentos de exposição. Ainda que isso signifique estar longe de shows, manifestações, rodas de conversa e redes sociais.

É triste escrever um texto desses. Eu particularmente nunca imaginei dizer algo assim. Mas a cada dia que passa, mais tenho a sensação de que gritamos tanto que não seremos calados e acabamos ficando roucos.

E para quem insiste em dizer que somos todos iguais, não, não somos todos iguais e o primeiro passo para uma sociedade justa é identificar, respeitar e valorizar as diferenças.

Compartilhe esta notícia
Load More Related Articles
Load More By Amanda Sthephanie
Load More In Opinião

Facebook Comments

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Além disso, verifique

Michael B Jordan como Superman?

A DC Comics, dona da franquia de vários ...

Facebook

Newsletter