fbpx
19.5 C
São Paulo
quarta-feira, 08 dezembro 2021
HomeOportunidadeDecreto garante 30% das vagas de estágio para negros em repartições públicas

Decreto garante 30% das vagas de estágio para negros em repartições públicas

De acordo com o Atlas da Violência 2018, desenvolvido pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), 64% dos desempregados no Brasil são negros. O mesmo relatório indica que o percentual de negros na universidade é menos da metade dos universitários brancos. Juntos, esses dados revelam que o desafio para a população negra no que condiz à educação, vai muito além do ingresso no ensino superior: se aplica ainda à permanência nele e à conquista do emprego após o término.

A dificuldade em ser admitido numa vaga de estágio, por exemplo, é gritante. São diversos fatores que colaboram para que os candidatos de pele escura sejam reprovados: os cabelos, quando crespos; a distância do trabalho, já que boa parte da população negra habita periferias; a ausência do inglês, visto a dificuldade em pagar um curso; dentre muitos outros.

Sob essa perspectiva, na última semana de junho foi assinado pelo presidente Michel Temer um decreto que garante 30% das vagas de estágio e de jovem aprendiz em espaços públicos para a parcela que representa mais de 50% da população brasileira e ainda assim é minoria em direitos. A medida, proposta pelo Ministério dos Direitos Humanos (MDH), visa inserir a juventude negra no mercado de trabalho, diminuindo assim as desigualdades raciais no país.

Compartilhe

Amanda Sthephaniehttp://www.todosnegrosdomundo.com.br
Preta. Pobre. Poeta. Periférica. Prounista. Filha de Oxum, tem paixão pela palavra e estuda o último ano de Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie.
- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES