fbpx
19.5 C
São Paulo
terça-feira, 07 dezembro 2021
HomeAgendaCultura negra é destaque nas oficinas culturais

Cultura negra é destaque nas oficinas culturais

No mês da Consciência Negra, a Oficina Cultural Alfredo Volpi realiza a programação da 6ª edição da Preta Leste

Ao longo do mês de novembro, as Oficinas Culturais, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciadas pela Poiesis, estarão com uma programação voltada para a cultura negra.

Afinal, é uma forma de celebrar a data de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Com uma programação diversa, que contempla apresentações visuais, aulas e espetáculos. O mês será marcado pela valorização da história e da produção cultural negra nas três unidades do programa que ficam aqui na capital, sendo elas a Oficina Cultural Alfredo Volpi, Juan Serrano e Oswald de Andrade. Todas as atividades são gratuitas e ocorrerão de forma on-line e presencial.

Para inaugurar as atividades, acontece o Preta Leste: Chá das Pretas Bàs convida Mãe Bel Obaluãnge, no dia 2 de novembro às 19h na Oficina Cultural Alfredo Volpi.

O público pode acompanhar as Pretas Bàs, grupo que gere o Espaço Cultural Adebankê – “Embaixo do Viaduto também se nascem flores” de difusão da cultura negra e periférica, no diálogo com Mãe Bel Obaluãnge, artista responsável pela instalação “Raízes – Ewè Ewè, sem folha não tem essência”

 A instalação estará em cartaz na Oficina Cultural Alfredo Volpi de 9 de novembro a 11 de dezembro, de terça a sexta, das 10h às 15h, também disponível para visitação virtual a partir de 16/11, no site Mais Cultura.

Ambas as atividades fazem parte da 6ª edição da Preta Leste, evento que pauta as questões étnico-raciais e a valorização dos saberes culturais e rituais sagrados de origem afro-brasileira. A Oficina Cultural Alfredo Volpi é realizadora deste evento com curadoria de Kelly Santos, sendo uma forma de criar mais visibilidade para a cultura negra presente no nosso país.

Afropunk Bahia tem data marcada

Mas o que é a cultura negra?

Podemos brevemente resumir que a cultura negra é aquilo produzido pelo povo preto. Mas será que é só isso mesmo? Cultura negra está em todo lugar, é aquilo que faz o Brasil ser tão brasileiro. É também o que veio de fora, ensinado pelos ancestrais africanos.

O que é a cultura negra? É aquilo produzido por negros e muitas mais que isso.
Como definir o que é a cultura negra? Foto: Nappy (Reprodução)

Temos influência da cultura negra no samba, no funk, nas festas, em demonstrações religiosas, em cada canto é possível perceber. Além disso, também temos artistas contemporâneos que agregam cada vez mais cultura e arte.

Além dos exemplos, não podemos esquecer que a resistência faz parte dessa cultura, é um modo de vida e deve ser celebrado. Não somente no 20 de novembro, a consciência negra e o prestígio da raça devem ser pautados, somos negros o ano inteiro e isso precisa ser visto, assistido e comemorado.

Programação

ABERTURA PRETA LESTE: CHÁ DAS PRETAS BÀS CONVIDA MÃE BEL OBALUÃNGE

Com: Pretas Bás – 2/11 – terça-feira – 19h: Assista em Youtube das Oficinas Culturais. Sem necessidade de inscrição.


INSTALAÇÃO: “RAÍZES – EWÈ EWÈ, SEM FOLHA NÃO TEM ESSÊNCIA”

Artista: Bel Obaluânge – Presencial em cartaz: De 9/11 a 11/12 – Terça a Sexta – 10h às 15hLocal: Oficina Cultural Alfredo Volpi – Rua Américo Salvador Novelli, 416 – Itaquera – São Paulo/SPVirtual disponível para acessar no período: De 16/11 a 11/12. Exibição de vídeo sobre esta Ação (bastidores e melhores momentos): Dia 26/11, às 20h. Assista em Youtube Oficinas Culturais, sem necessidade de inscrição.


AULÃO: MESTRA SOLANGE CAMARGO

Com: Mestra Solange Camargo no dia 4/11 – quinta-feira – 19h às 21hFaixa Etária: maiores de 16 anos. Inscrições no link até 2/11


AULÃO: MESTRE PEDRO PEU

Coordenação: Mestre Pedro Peu, no dia 11/11 – quinta-feira – 19h às 21h. Faixa Etária: maiores de 16 anos e inscrição no Link até 9/1.


AULÃO: MESTRE ENOQUE SANTOS

Coordenação: Mestre Enoque Santos, em 18/11 – quinta-feira – 19h às 21h. Faixa Etária: maiores de 16 anos. para se inscrever acesse o link até o dia 16 de novembro.

ESPETÁCULO: “LEGADO OJU”

Com: Cia Oju Orun.6/11 – sábado – 16h Participação: Aberta ao Público.Local: Casa de Cultura Raul Seixas – Rua Murmúrios da Tarde, 211 – Conjunto Residencial José Bonifácio – São Paulo/SP.Exibição de vídeo sobre esta Ação (bastidores e melhores momentos): Dia 26/11, às 15h.

Assista em Youtube Oficinas Culturais, sem necessidade de inscrição.


CORTEJO PRETA LESTE

Coordenação: Cia Lelê de Oyá.4/12 – sábado – 14h Assista no Youtube das Oficinas Culturais, sem necessidade de inscrição, pela Oficina Cultural Oswald de Andrade.

DEBATE: AQUILOMBAMENTO DE MULHERES NEGRAS DA CENA BRASILEIRA

Com: Griota Nil Sena, Julianna Rosa, Onisajé. Mediação: Gina Monge Aguilar, no dia 11/11 – quinta-feira – 19h às 20h30.

Descrição do Público: Interessados em geral

Faixa Etária: maiores de 16 anos, inscrições até o dia 10/11, pelo link. Plataforma Digital: Zoom
Oficina Cultural Maestro Juan Serrano

CONFECÇÃO DE TURBANTES EM FIOS DE LÃ: NÚCLEO DE CULTURA AFRO-BRASILEIRA

Coordenação: Ateliê da Jana.
12/11 a 19/11 – sexta(s)-feira(s) – 14h às 16h. Faixa Etária: maiores de 16 anos

Participação: Inscrição Individual. Descrição do Público: Terceira idade e demais interessados em capacitação e cultura afro

Compartilhe

Maria Angélicahttp://www.todosnegrosdomundo.com.br
Tenho 22 anos, sou nascida e criada no litoral, caiçara com muito orgulho. Além disso, também sou formada em Comunicação Social - Jornalismo. Sempre me encantei com o poder das palavras e por isso sinto que o jornalismo me escolheu, durante a minha breve trajetória profissional tive a oportunidade de contar histórias lindas e é o que pretendo continuar fazendo.
- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES