“Salvador Capital Afro dos Ibejis” é o tema da quarta edição do Movimento SCA que chega, neste final de semana, ao bairro de Itapuã. A programação gratuita começa, hoje, 23, às 14h, na sede do Malê Debalê, com a palestra “Caminhos para uma educação antirracista e afrocentrada”.
KL Jay, do Racionais MC’s, participa de série inédita sobre diversidade cultural
O encontro conta com a participação de Bárbara Carine, criadora da Escolinha Maria Felipa – primeira escola afro-brasileira do país, Caroline Adesawa, idealizadora do projeto Afroinfância, Giovanna Castro, fundadora do projeto Mãe Preta Amarela, a primeira Comunidade Brasileira pela Humanização da Criança Preta, e as professoras Eliane Boa Morte e Gedalva Neres da Paz, da Secretaria Municipal de Educação. A mediação será feita por Fabrício Mota.
Na ocasião, as convidadas trarão exemplos de iniciativas e conteúdos que estimulam sobre o ensino antirracista. A temática proposta também discutirá como a falta de referências é um dos principais desafios para a construção da autoestima da criança e do adolescente negro, além de falar como a carência de representatividade em diversos setores, seja em personagens infantis, na literatura, no entretenimento e em personalidades de destaque, torna a tarefa ainda mais árdua para pais e educadores, e a aplicação da lei 11.645/2008, que inclui no currículo oficial da educação básica a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena. As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site do Sympla, até o preenchimento das vagas.