fbpx
19.5 C
São Paulo
segunda-feira, 06 dezembro 2021
HomeNotíciaUma Calçada da Fama preta?

Uma Calçada da Fama preta?

Entre milhares de dólares para aparecer na Calçada da Fama original e dividir o espaço com racistas, eis que é criada a "Calçada da Fama Preta".

Você conhece a calçada da fama? Ela foi criada em 8 de fevereiro de 1960, em Hollywood, na California. E tem mais de 2 mil nomes em suas estrelas para homenagear artistas de diversas áreas do entretenimento. Aí, há várias questões. Ter que pagar para ter seu nome estampado em uma estrela. Ter que dividir a calçada com personalidades que ~claramente~ nos odeiam porque somos. Então, a Associação de Música Afro-Americana (BAM, na sigla em inglês) e a Convenção Política de Entretenimento da Georgia anunciaram, ainda este ano, o lançamento da Calçada da Fama Preta.

Veja também: O legado arquitetônico de Tebas

A Calçada da Fama Preta

O evento foioferecido no Estádio Mercedes Benz, em Atlanta. A Associação de Música Afro-Americana e a Convenção Política de Entretenimento da Georgia anunciaram a criação da Calçada da Fama Preta. Pensada por nós e para nós, o projeto envolve projetos negros de seu lançamento, com as organizações que já citamos, até a arte a aparecer na calçada. Quem assina o emblema é o escultor e historiador Ed Dwight. Além destas profissões, seu currículo também inclui: piloto da força aérea, o primeiro candidato negro a se tornar astronauta, engenheiro de computação da IBM, entre outras coisas.

Denver sculptor had hand in South Carolina flag compromise – The Denver Post
O escultor e historiador Ed Dwight. (Foto: Reprodução)

Por que uma Calçada da Fama Preta?

Um dos fundadores da BAM, Demmette Guidry, declarou: “A música afro-americana é uma forma de arte, é a condutora da cultura negra, que move a cultura popular mundialmente. Então, cabe a nós honrar aqueles que são o alicerce da cultura.”

A matéria não diz se o mesmo acontecerá na Calçada da Fama Preta, mas um artigo do Huffpost de 2013 indica que, ao criar a Calçada da Fama, seu fundador, E. M. Suart, determinou que qualquer pessoa seria elegível a ela, desde que esteja em acordo com a nomeação e pague o montante de 30 mil dólares. Além disso, ter o seu nome na Calçada da Fama significa dividir o espaço com pessoas que te odeiam só por você existir. Como Donald Trump, que, em 2016, teve o nome de sua estrela substituído por slogans do movimento Black Lives Matter.

Por que Atlanta?

Bom, se o motivo não for óbvio para você, aqui vão alguns: Atlanta é considerada a meca da “Black music” e do entretenimento nos Estados Unidos. Além disso, Atlanta é a “casa” de ninguém menos que Martin Luther King Jr. A cultura negra é pungente na região. Outros artistas como Andre 3000 e CeeLo Green vieram de lá. Também temos exemplos de artistas que se mudaram para lá em decorrência da fama local, como Ciara e Tyler Perry.

Quando?

A Calçada da Fama Preta deve ser inaugurada em dezembro, se o clima colaborar (porque será inverno nos Estados Unidos) e a comemoração oficial deve acontecer em janeiro de 2021.

Compartilhe

Thais Senahttp://www.todosnegrosdomundo.com.br
Sou professora de inglês, formada em Comércio Exterior, estudante de Pedagogia na Universidade Federal de São Paulo e parte do grupo de Pesquisa Laroyê - Culturas Infantis e Pedagogias Descolonizadoras. Já atuei como professora voluntária e em projetos populares, fez formação em parceria com a Prefeitura de São Paulo e o Conselho Britânico e há 6 anos atua também na Ebony English, que ensina inglês com cultura negra.
- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES