fbpx
19.5 C
São Paulo
domingo, 03 julho 2022
HomeModaBarbie negra e de tranças é lançada em homenagem ao artista Jean-Michel...

Barbie negra e de tranças é lançada em homenagem ao artista Jean-Michel Basquiat

Símbolo artístico de assinatura do genial Jean-Michel Basquiat, a coroa de três pontas faz parte do figurino da boneca Barbie lançada no Dia Mundial da Arte, comemorado no último 15 de abril, coroa que tem como significado enfeitar as figuras negras do sexo masculino, incluindo atletas, músicos e escritores com intenção de elevar esses artistas historicamente desprivilegiados à estatura real e santa. Filho de pai nascido em Porto Príncipe, Haiti e a mãe Matilde nova-iorquina de origem porto-riquenha, Basquiat falava espanhol, francês e inglês já aos 11 anos e ainda criança foi matriculado pela mãe para ser membro júnior do Brooklyn Museum, este mesmo museu após a sua morte, sediou em 2018 a “One Basquiat”, uma exposição dedicada exclusivamente ao artista expondo a obra Untitled (1982), adquirida pelo colecionador japonês Yusaku Maezawa por US $110,5 milhões de dólares, o maior valor já pago por um artista americano em leilão até a época. Atualmente, Basquiat, entre outros artistas, é considerado uma das principais figuras do neo-expressionismo.

A boneca Barbie X Jean-Michel Basquiat foi inspirada em algumas importantes características do artista tais como a declaração a alta costura com traje elegante em cores e estampadas característicos dos trabalhos de Basquiat, além do estilo de cabelo trançado em forma de “X” e coroa de três pontas símbolo artístico de Basquiat.

Jean-Michel Basquiat – Untitled (1982)

A boneca, por ora, está sendo comercializada somente na gringa, mas poderão ser compradas on-line em Barbie.com (para outros países) ou Walmart.com (para americanos) no valor de US $50,0 dólares.

Uma, das várias curiosidades do artista em vida, além de ter sido namorado de Madonna, era a ostentação, pois com tamanho sucesso comercial gastava quantias gigantes em ternos Armani, vinhos caros e os melhores hotéis. Mas seus esbanjamentos foram marcados pela irreverência – conhecido por pintar seus ternos de grife (caracterizado no traje da boneca Barbie) emprestava quantias obscenas de dinheiro e jogava notas de US $100 dólares da janela de uma limusine para os mendigos.

Madonna e Jean-Michel Basquiat

Infelizmente, o artista perdeu a vida para as drogas e morreu de overdose acidental (heroína) aos 27 anos, em 12 de agosto de 1988, no seu estúdio na Great Jones Street.

Jean-Michel Basquiat por Dmitri Kasterine, 1986

Como TNM, além de moda é arte e cultura, abaixo, o bônus do post são alguns dos vários famosos quadros do pintor, que de ex grafiteiro se tornou um ícone pop tamanha genialidade e talento conquistado com seus quadros neo-expressionistas.

Ironia do Policial Negro – o pintor tece duras críticas às práticas racistas que vigoravam (e permanece vigorando) nos Estados Unidos.
Cabeza (1982) – Assume-se que é um auto-retrato, algo que parece ser confirmado pelos cabelos com tranças penteadas para o lado, como o artista costumava usar. São também evidentes asheranças culturais africanas que se manifestavam na obra do artista.

Dispensador de Pez (1984) – Trata-se de uma referência aos doces Pez, uma marca muito popular nos Estados Unidos onde podemos pensar que se trata de uma crítica à sociedade de consumo, associada à opressão financeira das classes mais desfavorecidas.
Cavalgando com a Morte (1988) – O tema da morte é representado numa época em que Basquiat levava um estilo de vida particularmente destrutivo, por causa do consumo de cocaína e heroína. Na pintura, é também notória a influência dos grandes mestres, sobretudo Duas Alegorias da Inveja, de Leonardo da Vinci.
Jean-Michel Basquiat (22 de dezembro de 1960 – 12 de agosto de 1988)

Compartilhe

Carol Lee Dutra
Carol Lee Dutrahttps://todosnegrosdomundo.com.br
Graduada em Gestão e Design de Moda pela Universidade Euro-Americana de Brasília atuo como Colunista de Moda na plataforma TNM e atual presidente da ONG IMNEGRA de auxílio e capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade.
- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES