fbpx
19.5 C
São Paulo
terça-feira, 07 dezembro 2021
HomeCelebridadesAtor Humberto Carrão desabafa – “O racismo é problema dos brancos. Nós...

Ator Humberto Carrão desabafa – “O racismo é problema dos brancos. Nós brancos somos o principal problema do país”

Humberto Carrão, ator carioca desabafa em seu Instagram diante a tragédia ocorrida com o menino Miguel Otávio Santana da Silva, de cinco anos, que caiu do nono andar de um prédio em Recife por negligência da patroa de sua mãe, a quem confiou cuidar do menino enquanto a doméstica passeava com o cachorro da família a pedido da patroa.

As palavras do ator deixa nítido o sentimento de responsabilidade que ele, como homem branco, tem em perpetuar o racismo no Brasil.   

 “O racismo não é um fenômeno natural como a chuva ou o vento. Ele não está aí porque simplesmente assim as coisas são. Ele é fruto das nossas ações. Nós, homens e mulheres brancos. Construímos um sistema de violência para nos proteger e permitir que sempre estejamos em posição de dominação social. Esse sistema, também escolar e midiático, tenta cinicamente nos apaziguar da própria violência que cometemos historicamente e continuamos a cometer. O racismo é o principal problema do Brasil. O racismo é problema dos brancos. Nós, brancos, somos o principal problema do país. Ou começamos a destruir os nossos privilégios conquistados com a dor e morte do povo negro, ou esse nunca será um bom lugar. Miguel tinha cinco anos e morreu vítima de uma família branca estruturalmente fundada no racismo”.

Instagram @humbertocarrao

Com as palavras de Humberto o nosso post pode terminar com as palavras de Ângela Davis “Numa sociedade racista, não basta não ser racista. É preciso ser antirracista”.

Humberto Carrão está fazendo a sua parte.

Compartilhe

Carol Lee Dutrahttp://www.todosnegrosdomundo.com.br
Graduada em Gestão e Design de Moda pela Universidade Euro-Americana de Brasília atuo como Colunista de Moda na plataforma TNM e atual presidente da ONG IMNEGRA de auxílio e capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade.
- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES