Cinema

Assista “O Menino que Descobriu o Vento” na Netflix

Se há dúvidas sobre como situações-problema, em espaços socialmente vulneráveis, podem ser resolvidas a partir da cultura de educação, então O Menino que Descobriu o Vento, filme disponível na Netflix, enuncia quão grandioso é o conhecimento. A produção conta a história de William Kamkwamba (Maxwell Simba), um menino que decide ajudar seu pai e outros fazendeiros num vilarejo no Malawi, África, após dificuldades na colheita.

Para contextualizar a situação do Malaui, o filme perpassa pelo desenvolvimento do agronegócio e das indústrias, aliados à crescente indiferença política com relação a quem depende da agricultura familiar.  E é diante desse impasse, resultante numa comunidade sendo tomada pela fome, que William conta com o auxílio de um livro de ciências na construção de uma bobina eólica para salvar as produções da comunidade onde vive.

Com direção de Chiwetel Ejiofor, em sua estreia nos longas, O Menino que Descobriu o Vento consegue tocar por diferentes nuances, da situação política, econômica e social que vive a aldeia em que os personagens vivem até às descobertas realizadas pelo menino a partir do conhecimento. Cheio de sensibilidade, o diretor de fotografia Dick Pope aproveita a realidade árida que paira sobre a aldeia para compor imagens emocionantes e fidedignas de uma época sem colheita.

Ainda que o final do filme seja brevemente apontado, mesmo na sinopse presente na Netflix, vale a pena conferir essa obra de arte que revela o poder da educação como solução às mazelas da fome numa sociedade, desde que o acesso seja dado. Além disso, o longa revela o poder da cultura e da tradição que mantém a aldeia viva, visão que se deve ter sobre povos e comunidades que dependem de suas práticas ancestrais para sobreviver.

 

 

Compartilhe esta notícia
Load More Related Articles
Load More By Amanda Sthephanie
Load More In Cinema

Facebook Comments

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Além disso, verifique

Will Smith vira pombo em “Um Espião Animal”

Conhecido pelo potencial de interpretar diferentes personagens, Will ...

Facebook

Newsletter