fbpx
19.5 C
São Paulo
quinta-feira, 02 dezembro 2021
HomeNotíciaAos 93 anos de idade, o poeta Carlos Assumpção é a resistência

Aos 93 anos de idade, o poeta Carlos Assumpção é a resistência

O grito do protesto na poesia do homem negro, a arte é arma contra a desigualdade
Ocupar a arte para dar voz ao que se foi silenciado é resistência e o poeta negro Carlos Assumpção, de 93 anos, é o sinônimo vivo de resiliência. Descendente de escravos e filho de gente humilde e pouco estudada Carlos herdou a vontade de contar histórias do avô Cirilo Carroceiro que passava horas com o neto falando sobre as memorias tão terríveis da escravidão. A mãe do poeta também tem grande participação no talento do filho, afinal ela era uma amante da poesia e incentivava o gosto pela leitura.

Nascido em São Paulo, precisamente no município Tietê no ano de 1927, o poeta completou no dia 23 de maio 93 anos. Até conseguir fazer faculdade de letras e direito, Carlos trabalhou de ajudante de caminhoneiro até professor de crianças no interior do estado. Foi em Franca que ele se consolidou e onde terminou os estudos acadêmicos, fazendo da cidade a sua moradia até os dias de hoje.

Os versos de Carlos são relatos da dor de ser um negro no Brasil, contam como é ter a história roubada pouco a pouco. O seu poema Eclipse retrata a perda da cultura e da identidade de uma raça. “… Olho no espelho / E não me vejo / Não sou eu / Quem lá está // Séculos de destruição / Sobre os ombros cansados / Estou eu a carregar / Confuso sem norte sem rumo / Perdido de mim mesmo / Aqui neste lado do mar/ Um dia no entanto senhores / Eu hei de me reencontrar.”

Com palavras firmes, sentimento e talento, é inadmissível que um homem como este viva em um quase anonimato. Por que os poemas de Carlos não são recitados nas escolas como os de Drummond de Andrade? A escravidão usurpou não só a vida dos negros escravizados, mas também tirou algo das gerações posteriores. Conhecer a obra de Assumpção é também entender a história, a nossa história, contada por quem sofreu e encontrou nas palavras conforto e força. Carlos Assumpção é patrimônio vivo. Com o aumento da discussão racial e a comemoração dos 93 anos do poeta, a GloboNews fez uma reportagem sobre ele, lá é possível ter uma pequena noção da grandiosidade desse artista que merecia mais espaço e reconhecimento.

Compartilhe

Maria Angélicahttp://www.todosnegrosdomundo.com.br
Tenho 22 anos, sou nascida e criada no litoral, caiçara com muito orgulho. Além disso, também sou formada em Comunicação Social - Jornalismo. Sempre me encantei com o poder das palavras e por isso sinto que o jornalismo me escolheu, durante a minha breve trajetória profissional tive a oportunidade de contar histórias lindas e é o que pretendo continuar fazendo.
- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES