fbpx
19.5 C
São Paulo
terça-feira, 03 outubro 2023
HomeNotíciaAnielle Franco fala sobre fragilidade da democracia brasileira no Umbu Podcast

Anielle Franco fala sobre fragilidade da democracia brasileira no Umbu Podcast

Episódio já está disponível e destaca significado da democracia a partir das vivências de quatro mulheres negras.

A educadora, jornalista e escritora Anielle Franco participou da 5ª temporada do Umbu Podcast, apresentado pelas comunicadoras baianas Camilla França, Mirtes Santa Rosa e Val Benvindo. No episódio, que já está disponível nas principais plataformas de streaming e no canal do Podcast, Anielle destaca questões sobre a fragilidade da democracia brasileira. O conteúdo pode ser acompanhado através do Instagram.

Artista mirim Lilica Rocha e Coletivo Rupilezzinho se apresentam na Lagoa do Abaeté

Em tom de bate-papo descontraído entre amigas, o episódio traz reflexões críticas sobre representatividade, construção da cidadania, educação, violência política e a luta por justiça social, trazendo o protagonismo, vivências e pontos de vista de quatro mulheres negras. Com pitadas de bom humor agridoce, que já é característico das podcasters, a conversa também passou por temas como autocuidado, maternidade e o trabalho desenvolvido no Instituto Marielle Franco.

“A gente vem numa luta muito constante e crescente, com passos não tão largos como gostaríamos que fosse, de uma democracia racial e de gênero. Pra mim existem duas questões centrais nesse tema. Não tem como ter democracia com racismo e enquanto não soubermos quem mandou matar Marielle fica evidente a fragilidade da democracia brasileira”, destacou Anielle durante a conversa.

A temporada traz ainda convidados de diversas áreas: da política, educação, artes e comunicação, trazendo como tema central a discussão sobre o significado da democracia nos dias atuais e seus reflexos na vida em sociedade.

Nos bastidores, a jornalista também falou sobre sua relação com Salvador “é um lugar que mexe muito comigo, desde memórias da infância, das reuniões em família, do último carnaval que passei com minha irmã” e ressalta a importância da troca e acolhimento entre mulheres pretas, que foi inclusive o pontapé para criação do Instituto Marielle Franco. “Tem sido dias muito difíceis e violentos em que as mulheres são constantemente atacadas. Participar desse programa significa recarregar as energias, fortalecer e inspirar umas às outras”.

Compartilhe

Vinícius Gonçalves
Vinícius Gonçalves
Geminiano, viciado em tecnologia, filmes de terror e cinema.
- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES