Educação

Aluno é expulso do Mackenzie por racismo

Durante as eleições à Presidência do Brasil, Pedro Baleotti fez um vídeo amplamente divulgado nas redes sociais, dizendo “Tá vendo essa negraiada? Vai morrer!”, enquanto usava uma camisa em apoio a Jair Bolsonaro (PSL), agora Presidente. A gravação viralizou e logo o homem foi identificado: era aluno do último semestre de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie e frente às manifestações racistas, foi suspenso. Agora, segundo o coletivo de negros do Mackenzie, o Afromack, Baleotti foi expulso por meio de processo administrativo.

Em nota, o coletivo Afromack agradeceu a todos que endossaram essa luta, compareceram aos protestos e se indignaram, com referência especial à Educafro pelo combate ao racismo no espaço acadêmico, lembrando que a medida reforça a seriedade da instituição na luta contra o racismo. O grupo reforçou ainda que não há nota oficial do Mackenzie a respeito do desligamento, mas a informação pode ser obtida a partir de um parecer do Ministério Público, printado e anexado à nota do coletivo publicada no facebook:

Foto: Reprodução

Por fim, o Afromack celebrou mais essa conquista, lembrando que essa é “uma vitória de muitas pessoas. Daquelas que tomaram à frente, daquelas que tiveram medo de retaliação, mas, principalmente, de um coletivo que sempre se apoiou e respeitou a democracia.” Nos comentários do post, Lucas Souza, um dos integrantes do coletivo e aluno de Direito da Universidade se manifestou: “muito feliz por essa vitória que toda que qualquer pessoa preta, que estuda ou não no Mackenzie, obteve. É um marco na luta que há tanto tempo pessoas negras travam contra o racismo. E é esse o compromisso que esperamos da Universidade Presbiteriana Mackenzie no combate ao racismo, cientes de que é necessário mais. Continuemos em luta e na sede por mudança. Que tal decisão impacte positivamente o ambiente mackenzista.
Orgulho de vocês, que lutam não só nas frentes das manifestações, mas diariamente no campus da Universidade. Sigamos.”

 

Compartilhe esta notícia
Load More Related Articles
Load More By Amanda Sthephanie
Load More In Educação

Facebook Comments

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Além disso, verifique

Unesp expulsa alunos por fraude em cotas raciais

Conforme decisão publicação no Diário Oficial, a Unesp ...

Facebook

Newsletter