fbpx
19.5 C
São Paulo
terça-feira, 03 outubro 2023
HomeNotíciaAgência de Relações Públicas faz resgate ancestral para contar histórias do povo...

Agência de Relações Públicas faz resgate ancestral para contar histórias do povo preto

GRIOT Assessoria tem como propósito perpetuar histórias de artistas, eventos e criadores de conteúdo para a mídia e na internet

Nesta segunda-feira, 16 de novembro, chega ao mercado uma agência de Relações Públicas com foco em assessorar artistas, eventos e criadores de conteúdo negros. A partir de um resgate ancestral, a GRIOT Assessoria propõem perpetuar por meio da oralidade as histórias do povo preto por meio das mídias convencional e alternativa, e na internet. A especialidade da agência é trabalhar o posicionamento e a imagem com foco no empoderamento preto, e na Comunicação Integrada de acordo com os objetivos específicos de cada cliente. Os serviços que possibilitam essas estratégias são: assessoria de imprensa, social media, curadoria e consultoria estratégica. 

O nome GRIOT é uma menção aos contadores de histórias e perpetuadores da cultura africana, responsáveis por transmitir de forma oral todas as tradições, mitos, ritos e canções ao longo das gerações. Países como Mauritânia, Guiné, Moçambique, Congo e Mali, possuem essa tradição. Estes griots na contemporaneidade, são comunicadores, escritores, poetas, artistas, terapeutas holísticas, filósofas, entre outros, que mantém vivos o legado das filosofia e cultura africanas no continente de origem e pela diáspora.

A GRIOT é fundada por Cristhiane Faria, comunicadora social que iniciou sua trajetória no meio cultural e de influência digital em 2018, como Relações Públicas do selo musical MGoma, dirigido pelo MC e produtor musical Rincon Sapiência. Atualmente, tem em seu casting a cantora Indy Naíse, que já trabalhou com o próprio Rincon, além de Emicida, Fióti e IZA. Também trabalha com a dupla Dois Africanos, composta por cantores do Benin e Togo, e que tiveram alcance nacional com a participação no reality show musical ‘SuperStar’, da Rede Globo em 2015. 

Além de artistas, a GRIOT também atende as plataformas artísticas e culturais Academia Dancehall e Academia do Funk; a plataforma de conteúdo Influência Negra e a plataforma de saúde holística africana Kiumbe.ixi. Entre outubro e dezembro de 2020, a agência faz as gestão de redes sociais do Festival Periferia Preta e a assessoria de imprensa do Encontro das Pretas. E para o mês de novembro, realiza o lançamento de singles dos artistas em início de carreira, Gabriellê, cantora que lançou a faixa “Oxitocina” – no Dia Mundial do Hip Hop (12), e do multiartista Leonardo Alan, com a faixa “Danado” – no Dia da Consciência Negra (20). 

A fundadora que iniciou sua carreira em Relações Públicas nos segmentos de tecnologia, empreendedorismo e beleza, conta que a GRIOT é fruto da união da consciência racial com a definição de propósitos para o trabalho. “Antigamente eu trabalhava apenas em troca de um salário e benefícios, o que é a realidade de grande parcela da população negra. Porém, a maioria não tem o mesmo acesso que eu tive para ocupar e se apropriar de determinados espaços. Por isso, com o amadurecimento pessoal e mais consciência social, e sobretudo racial e de gênero, entendi que poderia usar destes privilégios para me alimentar de trabalhos com propósito. E para além disso, retornar à comunidade negra estes conhecimentos e experiências adquiridas na minha trajetória enquanto profissional de Comunicação que pôde vivenciar diferentes segmentos e formatos de empresas no mercado de trabalho”, declara Cristhiane. 

A recém-afroempreendedora também questionou a falta de Assessorias de Comunicação lideradas por mulheres negras no mercado, e principalmente nas áreas de cultura e empreendedorismo. “Comecei a fazer um levantamento de indicações e percebi que entre artistas, produtores, ativistas, empreendedoras e criadores de conteúdo, o conhecimento de profissionais de Assessoria de Comunicação negras era escasso. E com isso, muitas personalidades negras que possuem discurso ativista e antirracista, trabalham com equipes de Comunicação não-negras”, pontua a fundadora da GRIOT. 

Compartilhe

Cristhiane Faria
Cristhiane Faria
Cristhiane Faria aka Nega Cléo é poeta, slammer, modelo, dançarina, arte-educadora e Fundadora da GRIOT Assessoria, agência de Relações Públicas com a missão de perpetuar as histórias de artistas, eventos, projetos culturais e criadores de conteúdo pela mídia e na internet. | Contato: [email protected]
- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES