GRIOT Assessoria tem como propósito perpetuar histórias de artistas, eventos e criadores de conteúdo para a mídia e na internet
Nesta segunda-feira, 16 de novembro, chega ao mercado uma agência de Relações Públicas com foco em assessorar artistas, eventos e criadores de conteúdo negros. A partir de um resgate ancestral, a GRIOT Assessoria propõem perpetuar por meio da oralidade as histórias do povo preto por meio das mídias convencional e alternativa, e na internet. A especialidade da agência é trabalhar o posicionamento e a imagem com foco no empoderamento preto, e na Comunicação Integrada de acordo com os objetivos específicos de cada cliente. Os serviços que possibilitam essas estratégias são: assessoria de imprensa, social media, curadoria e consultoria estratégica.
O nome GRIOT é uma menção aos contadores de histórias e perpetuadores da cultura africana, responsáveis por transmitir de forma oral todas as tradições, mitos, ritos e canções ao longo das gerações. Países como Mauritânia, Guiné, Moçambique, Congo e Mali, possuem essa tradição. Estes griots na contemporaneidade, são comunicadores, escritores, poetas, artistas, terapeutas holísticas, filósofas, entre outros, que mantém vivos o legado das filosofia e cultura africanas no continente de origem e pela diáspora.
A GRIOT é fundada por Cristhiane Faria, comunicadora social que iniciou sua trajetória no meio cultural e de influência digital em 2018, como Relações Públicas do selo musical MGoma, dirigido pelo MC e produtor musical Rincon Sapiência. Atualmente, tem em seu casting a cantora Indy Naíse, que já trabalhou com o próprio Rincon, além de Emicida, Fióti e IZA. Também trabalha com a dupla Dois Africanos, composta por cantores do Benin e Togo, e que tiveram alcance nacional com a participação no reality show musical ‘SuperStar’, da Rede Globo em 2015.
Além de artistas, a GRIOT também atende as plataformas artísticas e culturais Academia Dancehall e Academia do Funk; a plataforma de conteúdo Influência Negra e a plataforma de saúde holística africana Kiumbe.ixi. Entre outubro e dezembro de 2020, a agência faz as gestão de redes sociais do Festival Periferia Preta e a assessoria de imprensa do Encontro das Pretas. E para o mês de novembro, realiza o lançamento de singles dos artistas em início de carreira, Gabriellê, cantora que lançou a faixa “Oxitocina” – no Dia Mundial do Hip Hop (12), e do multiartista Leonardo Alan, com a faixa “Danado” – no Dia da Consciência Negra (20).
A fundadora que iniciou sua carreira em Relações Públicas nos segmentos de tecnologia, empreendedorismo e beleza, conta que a GRIOT é fruto da união da consciência racial com a definição de propósitos para o trabalho. “Antigamente eu trabalhava apenas em troca de um salário e benefícios, o que é a realidade de grande parcela da população negra. Porém, a maioria não tem o mesmo acesso que eu tive para ocupar e se apropriar de determinados espaços. Por isso, com o amadurecimento pessoal e mais consciência social, e sobretudo racial e de gênero, entendi que poderia usar destes privilégios para me alimentar de trabalhos com propósito. E para além disso, retornar à comunidade negra estes conhecimentos e experiências adquiridas na minha trajetória enquanto profissional de Comunicação que pôde vivenciar diferentes segmentos e formatos de empresas no mercado de trabalho”, declara Cristhiane.
A recém-afroempreendedora também questionou a falta de Assessorias de Comunicação lideradas por mulheres negras no mercado, e principalmente nas áreas de cultura e empreendedorismo. “Comecei a fazer um levantamento de indicações e percebi que entre artistas, produtores, ativistas, empreendedoras e criadores de conteúdo, o conhecimento de profissionais de Assessoria de Comunicação negras era escasso. E com isso, muitas personalidades negras que possuem discurso ativista e antirracista, trabalham com equipes de Comunicação não-negras”, pontua a fundadora da GRIOT.