A programação do Festival Território Dente de Leoa tem continuidade nesta sexta-feira (19), após um pequeno intervalo de dois dias. Na véspera do Dia da Consciência Negra, o Festival apresenta o Diálogos de Leoa, que desta vez tem como tema “Cartografia Cidade Arte Ademar”, com convidadas como Ariane Neves, educadora e artista; Edilania Medeiros, arte educadora; e Kelly Reis, grafiteira e artista plástica, com mediação de Valeria Motta, educadora, produtora e articuladora cultural. O evento, que acontece até o dia 26 de novembro, tem como objetivo mobilizar os artistas do bairro Cidade Ademar a ocupar os espaços públicos e reivindicar o direito a usufruir e transformar o território num espaço cultural.
A cartografia, geralmente associada a geografia na confecção e no estudo de mapas e outros produtos cartográficos, no Diálogos de Leoa, vai ser debatida entre as convidadas fazendo uma relação dela com a arte, assim como a sua importância dentro do bairro Cidade Ademar, definido como ‘Cidade Arte Ademar’.
O Festival é um evento que faz parte do coletivo Dente de Leoa, que é majoritariamente composto por mulheres protagonistas na missão de conectar as heranças de valores civilizatórios e semear ideias colaborativas. Além disso, o Festival é todo idealizado e produzido por mulheres pretas periféricas, que pesquisam e criam ferramentas sociais de ocupação do território a partir da arte e da educação.
O evento faz parte do projeto Segue o Baile: Arte, Mobilização e Memória do Coletivo Dente de Leoa, contemplado pela 5ª Edição do Programa de Fomento à Cultura da Periferia da Cidade de São Paulo da Secretaria Municipal de Cultura.
PROGRAMAÇÃO FESTIVAL TERRITÓRIO DENTE DE LEOA – 19 DE NOVEMBRO
Diálogos de Leoa
Cartografia Cidade Arte Ademar
Horário: A partir das 14h
Convidados:
Ariane Neves – Educadora e Artista
Edilania Medeiros – Arte educadora
Kelly Reis – Grafiteira e Artista Plástica
Mediação:
Valéria Motta – Educadora, Produtora e Articuladora Cultural
Local: Praça da Feira Livre Cidade Ademar – Avenida Rodrigues Montemor n°3379
SERVIÇO
Festival Dente de Leoa – Programação multicultural e debates envolvendo temáticas como reflexões sobre território
Data: 13 a 26 de novembro
Mais informações sobre a programação em: https://www.instagram.com/coletivodentedeleoa/
SOBRE O FESTIVAL
Criado em 2020, pelo coletivo de mulheres Dente de Leoa da Cidade Ademar, na Zona Sul de São Paulo, o Festival Dente de Leoa tem como missão inspirar a ocupação com arte e mobilizar pessoas para transformar coletivamente o território em que vivem, direcionando o olhar para as potências pretas, que promovem arte e difundem a herança dos valores civilizatórios afro-brasileiros.
SOBRE VALERIA MOTTA
Pedagoga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e bacharel em Artes Visuais pela Campos Sales. Especialista em Arte e Educação e tem estudado continuamente cultura,educação e relações etnico-raciais. Ativista na luta pelos direitos da população negra desde 2001, fruto da Articulação Política de Juventude Negra da cidade de São Paulo atualmente articula com o Movimento Cultural das Periferias. Atuou durante dois anos no Programa São Paulo contra o racismo pela secretaria da justiça de São Paulo, em 2008 tornou-se mãe do Zion que intensificou ainda mais seu amor pela vida. Idealizadora do coletivo itinerante Dente de Leão – projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira que promove diálogo crítico sobre as brincadeiras de valores civilizatórios com a realidade vivenciada, culminando com a prática do aprender a pensar e empreender em propostas de ações interdisciplinares concretas, para a educação empreendedora da criança negra que frequenta espaços escolares e não escolares.
SOBRE EDILANIA MEDEIROS
Pedagoga, Psicopedagoga, Especialista em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual, discente de Educação em Direitos Humanos na Universidade Federal do ABC e docente da educação básica na Prefeitura Municipal de São Paulo. Com experiência na área de Educação e interesses nas áreas: Psicopedagogia, Inclusão e Educação em Direitos Humanos.
SOBRE ARIANE NEVES
Ariane Neves, nascida em Diadema SP, mãe do Pietro e do Benício, educadora da Rede Municipal de São Paulo, artista visual, coordena a corte real do grupo de Maracatu Ilê Aláfia desde 2010. A pesquisa referente ao corpo e seus desdobramentos plásticos se deu no processo observação da observação de passageiros de ônibus somada às suas experiências com a maternidade resultando na série Extero-Corpo de lambes iniciada em 2012. Trabalhou em instituições como o Museu Afro Brasil, Museu de Arte Moderna e Pavilhão das Culturas Brasileiras. Atua como educadora parceira em projetos como Manifesto Crespo e Dente de Leoa e Lambe Mina.
SOBRE KELLY REIS
Mineira morando na capital de São Paulo. Formada em Educação Artística, pela UNESP- FAAC (2008) e pós graduada em Arteterapia/ Terapias Expressivas pela UNESP-IA (2014). Iniciou seus trabalhos com ilustração editorial na Editora Alto Astral (2006-2007), passou por outras editoras importantes, realizando capas de livros e revistas para adultos e crianças. Seus primeiros trabalhos como muralista foram realizados com o Coletivo Olhares Urbanos (2014), desde então realizou trabalhos em muros, telas e outras superfícies para empresas como Colorgin, Nubank, Instagrafite, DEA Design e outras empresas com nome renomado no mercado. Em 2019 realizou seu primeiro trabalho internacional na I Bienal de Muralización em Lima – Peru.