O livro “Preta potência: Como a resistência e a ancestralidade me ajudaram a criar o maior evento de cultura negra da América Latina” foi escrito por Adriana Barbosa, a fundadora da Pretahub e da Feira Preta, criada em 2002.
Atualmente, o evento é considerado o maior de cultura e empreendedorismo negro da América Latina. Nos anos em que realizado de forma presencial, reuniu milhares de pessoas, com o objetivo de empoderar artistas e criadores negros.
Por conta da pandemia, a Feira Preta passou a ser online, mas com o avanço da vacinação e um retorno gradual da normalidade, é possível planejar e pensar como voltar ao presencial.
O livro conta a história das inúmeras lutas travadas diariamente para a realização desse sonho, não só por Adriana, mas por milhares de pessoas. Essa luta começa lá atrás, na época da escravização, e envolve uma imensa coletividade engajada em dar visibilidade e força a um povo que o Brasil insiste em subjugar. Povo que encontra, na Feira Preta, também um ambiente de celebração de sua ancestralidade, de sua cultura, de sua identidade, de sua raça.
Preta Potência: Adriana Barbosa
Adriana Barbosa é uma Preta Potência. Empreendedora nata, além de transformar a sua dificuldade em luta, também abre portas para outros.
“Fui demitida e tive que me reinventar. Nessa época, já frequentava as baladas da Vila Madalena, zona oeste de São Paulo, com uma amiga. E, como as duas estavámos desempregadas, tivemos a ideia de transformar nosso espaço de diversão em dinheiro. Ela começou a vender pastel nas feiras e decidiu fazer um brechó em mercados alternativos com minhas roupas e acessórios. Sabe a ideia de ganhar hoje para comer amanhã? Era isso“, conta Adriana, em trecho de sua entrevista para a revista Glamour.
Já ouviu falar do Mercado Negro de Wall Street?
Feira Preta
O Marketplace Feira Preta nasceu para levar até os consumidores a multi-pluraridade criativa e cultural afro, por meio de produtos e serviços oferecidos por empreendedores que ajudaram a movimentar o Festival Feira Preta, maior evento de cultura negra da América Latina, que já soma 19 anos de história.
Entendemos o empreendedorismo negro como ator fundamental na mudança estrutural de um mercado que precisa absorver e respeitar as existências pretas enquanto potência criativa. Por isso, o Marketplace Feira Preta é uma iniciativa que valoriza o empreendedor negro a partir de um olhar honesto e propositivo, reconhecendo que ele é precioso na construção de um ecossistema mais justo e equilibrado em oportunidades e resultados financeiros.
Em suma, é a compreensão de que muito já foi feito, mas que o futuro é promissor, vasto e precisa ser olhado a partir da inventividade preta para fazer negócio. Inventividade esta que é o que existe de mais criativo e inovador nas práticas de um mercado saturado com a falta de representatividade e proporcionalidade em seus modos de idealizar, desenvolver e escoar produtos e serviços.