A pandemia nos trouxe diferentes relações com a tecnologia e aulas online: no começo, rolaram aquelas listas com mil cursos de mil lugares do mundo pra você manter a si mesmo e às suas crianças entretidas. Depois, veio aquela aversão de quem não só não queria, mas também não conseguia fazer mais nada online. Já bastavam as horas de trabalho e/ou faculdade, você ainda queria que eu ficasse em frente ao computador mais algumas horas fazendo um curso de Harvard? Por favor, respeite minha história. Mas… Será que já superamos essa fase? Ou será que alguns cursos valem umas horinhas a mais em frente à tela? Espero que sua resposta seja sim (ou que você consiga se preparar por isso em duas semanas) porque, em fevereiro, a Casa Guilherme de Almeida vai lançar o curso “A História do Teatro Negro Brasileiro”.
A história do teatro brasileiro negro?
Não é a primeira vez que falamos sobre isso, por isso vamos deixar algumas matérias por aqui pra servirem de “esquenta” do curso pra você. De nada 🙂
- Quem foram os pioneiros no teatro negro brasileiro?
- “Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo” tem sua primeira edição em outubro
- O Teatro Experimental do Negro
- Grande Otelo: Um homem do teatro, do cinema e principalmente da arte
Também dá pra ouvir mais sobre no podcast Negro da Semana. Tem vários episódios falando sobre personalidades negras ligadas ao Teatro Experimental do Negro.
O curso
O curso acontecerá nos dias 02, 04, 09 e 11 de fevereiro, terças e quintas, das 19h às 21h. Você pode se inscrever aqui. O responsável será Sidney Santiago Kuanza.
Kuanza é ator formado pela EAD/ECA-USP, diretor, dramaturgo, apresentador e co-fundador da Cia Os Crespos. Ele atuou em novelas como “Caminho das Índias” (TV Globo), na série “A Vida secreta dos casais” (HBO), integrou cerca de 17 longas metragens, entre eles, “Os 12 trabalhos” de Ricardo Elias, “Mundo Deserto de Almas Negras” de Ruy Veridiano, e “Sequestro Relâmpago” de Tata Amaral, além de ter trabalhado no teatro com Frank Castorf, Cibele Forjaz, Rodrigo França, Marcelo Lazzaratto e outros diretores.
CURSO: A HISTÓRIA DO TEATRO NEGRO BRASILEIRO: MEMÓRIA E ATIVISMO
Com Sidney Santiago Kuanza
Terças e quintas-feiras, dias 02, 04, 09 e 11 de fevereiro das 19h às 21h
Inscrição aberta até 31/01: https://bit.ly/3rPKg4N
Plataforma: Zoom | 250 vagas
Classificação indicativa: a partir de 15 anos