fbpx
19.5 C
São Paulo
quarta-feira, 29 junho 2022
HomeTeatro9º Festival Cenáculo de Teatro apresenta 8 espetáculos

9º Festival Cenáculo de Teatro apresenta 8 espetáculos

Realizado ininterruptamente desde 2012, o 9º Festival Cenáculo de Teatro, que em tempos de pandemia realizou duas edições online de solos, se reinventa mais uma vez e apresenta uma nova edição completamente reformulada.

Coletivo Egrégora apresenta a Mostra Egrégora de Cine Teatro

Realizado neste ano pelo Espaço de Cultura e Direitos Humanos João Cândido Marinheiro e pelo Instituto Cultural Cerne, a nona edição do festival acontecerá em formato híbrido, com espetáculos gravados para exibição online. Contemplado pelo edital Fomenta Festival, o evento tem patrocínio do Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc, e se configura em uma verdadeira maratona teatral, com 8 espetáculos ininterruptos em um único fim de semana.

A mostra, que acontecerá entre os dias 19 e 25 de abril, foi toda pensada de forma a traçar relações entre teatro e circo (através de espetáculos que flertam com ambas as linguagens), a valorizar o teatro popular e de rua, e também celebrar a própria cidade: na grade da mostra estão os espetáculos “Will Will Conta Benjamim de Oliveira”, sobre o palhaço que dá título ao Circo Escola Benjamim de Oliveira, projeto da ONG Centro de Desenvolvimento Criativo Se Essa Rua Fosse Minha em São João de Meriti; e “Turmalina 18-50”, sobre o líder da Revolta da Chibata, João Cândido, morador da cidade por quase quatro décadas.

O 9º Festival Cenáculo de Teatro ainda reafirma seu compromisso com a educação e o desenvolvimento da cultura e do olhar crítico sobre a produção artística da região. Será constituído um júri estudantil com os membros da Trupe Malungos, grupo fixo formado por jovens alunos da escola de circo mencionada, que receberão uma oficina de análise de espetáculos teatrais para, posteriormente, atribuir prêmios como melhor atuação, melhor direção e melhor espetáculo, entre outros. Além disso, o festival promoveu parcerias também com o canal de YouTube Cadernos Cênicos, de Leandro Fazolla, e o projeto “Baixada Crítica – Escritas Afetivas”, que vão divulgar vídeos e textos com análises críticas sobre os espetáculos participantes.

Sucesso absoluto nas edições anteriores, o festival completa nove anos de existência se firmando como um grande movimento de artes cênicas na Baixada, já tendo reunido, nas edições anteriores, mais de 100 espetáculos, abrangendo um quantitativo de mais de 1000 artistas e técnicos e mais de 25.000 espectadores. Devido à pandemia, o evento acontecerá nas plataformas de YouTube e Instagram da Cia. Cerne.

Compartilhe

Vinícius Gonçalves
Vinícius Gonçalves
Geminiano, viciado em tecnologia, filmes de terror e cinema.
- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES