fbpx
19.5 C
São Paulo
quinta-feira, 30 junho 2022
HomeNotícia8ª edição do Encontro das Pretas marca retomada cultural capixaba

8ª edição do Encontro das Pretas marca retomada cultural capixaba

Encerra oitava edição do Encontro das Pretas após reabertura do IBC

Em sua 8ª edição, o Festival Encontro das Pretas encerra neste domingo (19), em Vitória (ES), dando continuidade à ampla programação de atividades culturais, além da sua tradicional feira de afroempreendedorismo. O EP8 acontece de maneira semipresencial, propondo diálogos de inclusão de diversidades e de  redução das desigualdades nas linguagens contemporânea, tecnológica, diversa e inclusiva, propondo soluções para questões étnico-raciais e de gênero. Com programação online nos dias 15 e 16, e presencial entre os dias 17 e 19 de dezembro, o Das Pretas, Instituto responsável pela produção do festival, idealizado pela CEO e Diretora Criativa Priscila Gama, marca a retomada dos galpões do IBC, importante espaço de cultura para a comunidade capixaba. 

Conectando pluralidades e ressaltando a potência e a conexão das forças do afroempreendedorismo, periférico, o Festival Encontro das Pretas é um espaço destinado a difundir ideias e criar ações de propagação da cultura e do movimento negro do Espírito Santo para o mundo. E alinhado a isso a programação da oitava edição contou com Workshops, Talks, Rodas de Conversa, além de apresentações musicais de artistas como Anastácia Monteiro, MC Tha, Afronta Mc, Morenna, Isabel Castilho, Quinteto Preto, entre outras atrações culturais de artistas locais e nacionais. 

Durante o evento também aconteceu a tradicional Feira Afroempreendedora do Festival, com 31 negócios de economia criativa, das áreas de cosméticos à culinária, que estiveram nos galpões do IBC no Jardim da Penha, em Vitória (ES). Seguindo todos os protocolos de segurança, e em respeito às normas dos órgãos de saúde, o evento recebeu a quantidade recomendada de mil pessoas na circulação diária, obtendo sucesso na retomada do público capixaba aos galpões do IBC – ocioso há 50 anos – com segurança.

“É importante falarmos da retomada na Cultura, pois estamos falando de um grupo que foi altamente impactado, aliás, o mais impactado. E estão aí os números e todas as pesquisas para comprovar o que estamos falando. Quando falamos em uma retomada para um grupo que já tem tão pouco, estamos falando de recomeçar do zero. Então você vê muitos empreendedores culturais que tem 10 anos de empreendimento, que construíram suas casas, que bancavam suas famílias, terem um grande impacto. Neste momento, todos estão precisando recomeçar, se reestruturar, entender como esse novo momento que a gente vive, de forma híbrida, que não vai dar para a gente abandonar as virtualidades, então como a gente vai fazer a acessibilidade tecnológica para essas pessoas empreenderem? É sobre isso!”, comenta Priscila Gama, CEO do Instituto Das Pretas.Org.

O Festival Encontro Das Pretas é uma iniciativa de Priscila Gama, TED Speaker, Estrategista de Inovação em Tecnologia Social, Consultora de Políticas de Diversidade e CEO do Instituto Das Pretas.Org. E a 8ª edição teve como parceiro institucional o Governo do Estado do Espírito Santo.

Sobre o Instituto DasPretas.Org 
O Instituto DasPretas.Org funciona como um Laboratório de Inovação e Tecnologia Social. Fundado em 2015 na cidade de Vitória/ES, é formado por corpos pretos e periféricos e movimentos pluriversais, potencializadores de olhares e soluções transformadoras que são trabalhadas em duas frentes: Escritório de Projetos e Projetos Institucionais.​ Desde o ano de nascimento, parcerias e trabalhos foram orgulhosamente desenvolvidos juntos com organizações e espaços estatais como: Sebrae, Rede Gazeta, VALE, Governo do Estado do Espírito Santo, Griffus Cosméticos, Golden Tulip, Procon Vitória/ES, Banco Blck., AfroBusiness Brasil, DVF, Shell Iniciativa Empreendedora, Politintas, Prefeitura de Vitória, Viggiatour e Bebidas Reggiani.​ Atualmente, a Organização possui uma Sede física (alugada) cuja manutenção, assim como as dos projetos em andamento, é feita através de uma metodologia de auto-financiamento criada pela própria organização, para que haja sempre na luta contra a discriminação, a opressão de gênero, étnica-racial, busca inclusão sociopolítica e econômica das mulheres afro-brasileiras. Para isso, desenvolve ações nos temas combate ao racismo, saúde sexual e reprodutiva, direitos reprodutivos da mulher negra, empreendedorismo, economia criativa, arte e cultura, acelerações, formações e atenção à violência de gênero com recorte étnico-racial.
Instagram | Facebook | Youtube | Site 

Sobre a Feira Afroempreendedora
Realizada desde 2014, a Feira Afroempreendedora  é uma tradição do Encontro Das Pretas desde sua primeira edição – por onde já passaram centenas de negócios e liderados por pessoas negras de todo o país, potencializando diálogos, dinâmicas não só de fomento ao empreendedorismo negro como forma de autonomia em infrentamento às violências, mas também sobre os perfis de consumo e circulação financeira. 

Sobre Priscila Gama
Priscila Gama, TED Speaker, Estrategista de Inovação em Tecnologia Social, Consultora de Políticas de Diversidade e CEO do Instituto DasPretas.Org. Considerada uma das mulheres mais influentes do Espírito Santo é também CEO do ‘Festival Bekoo Das Pretas’ e do ‘A Tarja Preta Hip Hop Festival’.
Instagram | Linkedin 

Compartilhe

Cristhiane Faria
Cristhiane Faria
Cristhiane Faria aka Nega Cléo é poeta, slammer, modelo, dançarina, arte-educadora e Fundadora da GRIOT Assessoria, agência de Relações Públicas com a missão de perpetuar as histórias de artistas, eventos, projetos culturais e criadores de conteúdo pela mídia e na internet. | Contato: [email protected]
- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES