A Editora Kazuá divulga o projeto ESCANGALHAR: Oficina Palavra em Construção, orientada pelo escritor Plínio Camillo, que publicou a coletânea de contos “Coração Peludo”, pela Kazuá em 2014.
O objetivo da Oficina é estimular a produção de contos curtos, a partir das análises e práticas desenvolvidas nos encontros. O resultado do projeto será a publicação do livro ESCANGALHAR, pela Editora Kazuá, com a coletânea dos contos produzidos pelos participantes.
A criação artística do livro será realizada a partir das imagens construídas pelo workshop de figurinos do coletivo Usina da Alegria Planetária.
Com a orientação de Plínio Camillo, os participantes terão acesso às técnicas, estruturas e textos clássicos do gênero conto e vão realizar discussões e reflexões acerca dos elementos linguísticos que colaborem com o desenvolvimento de uma linguagem mais eficiente na escrita literária. Na prática, os encontros serão divididos em três momentos:
– Leitura e discussão de contos paradigmáticos;
– Produção de textos;
– Leitura e discussão dos textos produzidos pelos participantes;
Na descrição do próprio Plínio, o foco dos encontros é ESCANGALHAR. “Nesta Oficina, escangalhar será a prática de corroer, desamanhar e lascar as palavras e seus significados. Demolir, desarranjar, desarrumar e desencaminhar as orações. Pulverizar, subverter e transtornar as linhas literárias, pensamentos e ponto de vista. Já com as histórias, iremos enevoar, enfear, entravar, esbandalhar, fulminar, arrombar, desacomodar e perverter”, explica o autor.
Plínio Camilo publicou seu primeiro livro “O Namorado do Papai Ronca” em 2012, selecionado pelo Concurso de Apoio a Projetos de Primeira Publicação de Livro no Estado de São Paulo do ano de 2011. Em 2014, publicou, pela Editora Kazuá, a coletânea de contos: “Coração Peludo”. Em 2015, lança “Outras Vozes”, composto de contos que buscam dar voz aos negros escravizados, mesclando ficção e fatos históricos. Participou das Coletâneas de contos “Abigail”, “DesContos de Fadas” e “PRIMEIRAMENTE”.
As inscrições para a oficina são gratuitas, estão abertas até o dia 9 de agosto (09/08), e podem ser realizadas preenchendo o formulário AQUI.
Você também pode se inscrever enviando e-mail com dados completos (nome, idade, endereço, telefone para contato e breve apresentação) para: [email protected]
Os encontros acontecem às terças e quintas, das 19h30 às 21h30, durante os meses de agosto e setembro no Espaço Cultural da Kazuá, no centro de SP.