Não Me Representa

Mulher negra é acusada de furto no Supermercado Dia

No último dia 25 (sexta-feira), o Coletivo Lélia Gonzalez veiculou em sua página uma denúncia contra o racismo sofrido por uma mulher negra na rede de supermercados Dia%. Rosana Meneses, mulher negra, havia entrado no estabelecimento localizado na rua Delfino Cintra, em Cotia, e consultado o valor do pacote de filé de merluza. Devido ao preço alto, a consumidora devolveu o produto à geladeira e foi embora.

Foto: Reprodução/Facebook

A 400 metros do Dia%, Rosana foi surpreendida a abordagem do segurança do mercado, que se apresentou como Policial Militar, acusando a consumidora de roubo. Não contente, o homem exigiu ainda averiguar a bolsa da mulher sob a justificativa de que ali havia um pacote de peixe. O produto de R$ 15,99, no entanto, não foi encontrado com os pertences de Rosana que, mesmo assim, foi conduzida novamente ao supermercado, agora sob o argumento de que a filmagem confirmaria o roubo.

O segurança foi advertido sobre sua política e conduta racista, mas alegou ser inclusive casado com uma mulher negra, defendendo a abordagem como atividade suspeita. Surpreendentemente, ao chegar no mercado novamente, após aguardar advogadas que acompanhariam a conversa, a sócio-operadora, um encarregado e uma consultora do Dia% declararam não ter informações sobre nome e identificação do segurança, se eximindo da culpa e atribuindo toda responsabilidade à empresa Águia, terceirizada, responsável – de acordo com os funcionários – por qualquer assunto relacionado à vigilância do espaço.

Ainda de acordo com a postagem, o caso foi registrado no 1º Distrito Policial de Campinas como constrangimento ilegal (art. 146), sequestro e cárcere privado (art. 148), por não considerarem enquadrar o caso como injúria racial. Afinal, o acontecido revela racismo. O coletivo defende e pede ainda o boicote à rede de supermercados Dia%, que já foi responsável por outras manifestações racistas.

 

 

Compartilhe esta notícia
Load More Related Articles
Load More By Amanda Sthephanie
Load More In Não Me Representa

Facebook Comments

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Além disso, verifique

Se o racismo acontece na frente das câmeras, imagine longe delas

Por mais que os debates sobre racismo no ...

Facebook

Newsletter