fbpx
19.5 C
São Paulo
quarta-feira, 08 dezembro 2021
HomeNotíciaLábios geram polêmica racista no Instagram da Mac Cosmetics

Lábios geram polêmica racista no Instagram da Mac Cosmetics

Aamigo

A vencedora do “Africa’s Next Top Model” de 2013, Aamito Lagum, é uma modelo de Uganda de 23 anos que arrasou na Semana da Moda em Nova York, participando nas passarelas de Tadashi Shoji, J. Mendel, a linha de roupa Yeezy (do Kanye West) e Ohne Titel, também foi a responsável por fechar o desfile do desenhador Zac Posen. Ou seja, um a-rra-so total.

Por Thais Ramos

Se não me vejo não compro

Mas já sabem, os nossos triunfos costumam incomodar e desde que existe internet alguns não poupam esforços em declarar isso.

 


A modelo recebeu uma mensagem de um amigo informando que tivesse cuidado, pois a marca MAC Cosmetics havia publicado uma foto dela com a sua maquiagem no Instagram, a qual estava dando o que falar…

A fotografia que a MAC publicou é um close dos lábios (ma-ra-vi-lho-sos) da modelo, pintados de roxo (foto principal). Foi onde aquela chuva de comentários desdenhosos e racistas começaram aparecer, a maioria de “anônimos”, obviamente este tipo de gente também é covarde.

CcRF2DZW8AQA7m0

As declarações da modelo mostram a força da nossa raça: “No começo me senti lisonjeada, porque realmente achei os meus lábios lindos nesta foto”, mas quando comecei a ler os comentários, foi um pouco perturbador. Escreveram coisas horríveis porém não me surpreendeu, o qual é desalentador”.

Em um blog ela compartilhou a foto e escreveu “meus lábios estão causando insônia”.

Captura de pantalla 2016-06-19 a la(s) 21.53.48Por outro lado, a marca MAC Cosmetics viu como a sua conta do Instagram, dedicada ao Glamour se converteu em uma plataforma de ódio anônimo, a presidenta global da marca, Karen Buglisi Weiler, declarou que “de um modo geral os seguidores da MAC são de opiniões firmes e nós promovemos o diálogo, porém não toleramos o abuso nem a crueldade”. Entraram em contato com Instagram e denunciaram cada comentário abusivo e racista, no dia seguinte publicaram uma foto que dizia “Todas as idades, todas as raças, todos os sexos”.

Por outro lado, a desenhadora Alexa Adams da marca Ohne Titel, apoiou a modelo compartilhando a sua linda foto e declarou algo interessante: “Foi muito impactante ver que em uma página com tanta visibilidade como o Instagram da MAC, houvesse pessoas expressando tanto ódio. Isso só respalda a ideia de que as marcas de beleza e moda devem apostar por uma definição mais variada de beleza”.

aamito-lagum01-land1
Na minha opinião é triste, porém, como disse Lagum, o preocupante é que este tipo de coisas não nos surpreendem mais… Estes ataques covardes ocorrem para que outras marcas recuem e não nos representem, pois acaba sendo mais fácil colocar uma modelo branca (mesmo que tenha os maiores lábios do mundo siliconados), do que colocar uma modelo negra e ter tanta polêmica. Espero que cada dia tenhamos sim, maior representatividade desta índole, e que sejamos mais os que elogiamos do que os racistas invejosos que atacam!

 

Parabéns MAC Cosmestics pela atitude e parabéns à modelo Aamito, pela sua beleza e força!

 

Foto: Thaís Ramos é advogada formada na ‘Universidad de Alcalá de Henares’ (Madrid), tradutora de espanhol/português e diretora da agência Hola Intercâmbio & Cultura. Criou o movimento Se Não Me Vejo Não Compro com o objetivo de fomentar o empreendedorismo da raça negra, apoiando as empresas que nos representam, assim como boicotando aquelas que insistem em fingir que não existimos.

Compartilhe

- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES