Educação

Unifesp oferece curso sobre Racismo e Saúde Mental

Vamos começar esta matéria com a seguinte pergunta: Por que o TNM existe? E então lhe respondo: O TNM existe porque seu criador, Anderson Jesus, inconformado com o racismo que vê e vivencia todos os dias, quis fazer algo para denunciar o que acontece com o povo negro e não é noticiado e ajudar a fortalecer os negros. Por fortalecer, eu não digo no sentido de termos que travar uma guerra contra os brancos, mas reconhecer que estamos em luta todos os dias, seja para estudar, trabalhar ou simplesmente viver. A força vem do auto reconhecimento das potencialidades do negro e é isso que este site se propõe a mostrar todos os dias.

E sabem por que este trabalho de fortalecimento do negro é importante? Porque negros sofrem todos os dias. O racismo fere e mata. Quando não mata corpo, mata esperança, sonhos, possibilidades. Dia após dia pessoas comuns, militantes de movimentos sociais, e (algumas) autoridades lutam para acabar com o racismo ou a ideia de raças. Mas enquanto essa luta acontece, o ferimento ainda dói. Por isso, é de extrema importância discutir a influência do racismo na Saúde Mental.

Diante desta preocupação, a UNIFESP acaba de lançar um curso de Reflexões sobre Racismo e Saúde Mental que tem como objetivo ser um espaço de discussão, conhecimento e organização de ações acerca do tema. O curso é semi-presencial e terá como conteúdos abordados questões históricas, políticas, identitárias, o cenário do racismo no Brasil e estratégias de intervenção a saúde mental. Vale a pena correr e se inscrever. Conhecimento e discussão de formas de lidar com o sofrimento é necessário.

Foto: Reprodução UNIFESP

Serviço

Curso: Reflexões Sobre o Racismo e a Saúde Mental

Quando: 10/maio a 05/julho

Quanto: Gratuito

Inscrições: 15/abril a 05/maio

Para saber mais, acesse: https://www.unifesp.br/reitoria/prae/publicacoes/publi/eventos/296-reflexoes-sobre-racismo-e-saude-mental-2

 

Compartilhe esta notícia
Load More Related Articles
Load More By Luiza Peres
Load More In Educação

Facebook Comments

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Além disso, verifique

Estudantes brasileiros competem em Feira Internacional de Ciência e Engenharia

Aconteceu em Los Angeles(EUA), entre os dias 14 ...