Notícia

Salgueiro terá como enredo do carnaval de 2018 as Matriarcas Negras

O Salgueiro anunciou no domingo de dia das mães (14) o tema que tem tudo a ver com elas! Esta já é uma escola de samba que traz muito em seus enredos a história africana e a influência da nossa ancestralidade africana na cultura em que estamos inseridos atualmente. Por isso, no próximo ano a escola carioca trará no enredo os ventres e sabedorias das matriarcas negras.

Podemos listar aqui os sambas-enredos que o Salgueiro criou para contar histórias de fé, de luta e de orgulho das influências da África: Em 1960 o Salgueiro fez um enredo sobre ‘Quilombo dos Palmares’, em 1963 sobre Xica da Silva’, em 1764 ‘Chico Rei’, em 1971 o tema foi ‘Festa para um rei negro’ , em 1992 foi ‘O Negro que virou ouro nas terras do Salgueiro’, em 2007 ‘Candaces’, e em 2016 ‘A ópera dos malandros’ e no ano de 2018 promete vir com tudo com o enredo ‘Matriarcas Negras’.

O carnaval de 2018 será a estreia do Carnavalesco Alex de Souza na Salgueiro. Em entrevista ao site Carnavalesco ele conta: “Este enredo não é meu, mas achei extremamente interessante. A ideia veio do Instituto Hoju. O Salgueiro foi a primeira escola a fazer um enredo em homenagem a uma mulher. Xica da Silva marcou a história da escola e ela ficou conhecida no país inteiro. A escola tem grandes figuras mulheres que fizeram parte de sua história”. Em sua apresentação à escola expressou toda sua paixão que tem pela Salgueiro e a alegria e dedicação que permearão seu trabalho.

Este tema precisa de muita dedicação para fazer jus à força das matriarcas negras que construíram e ainda constroem o mundo criando seus filhos sem respaldo nenhum. Elas merecem ser enredo de escola de samba e merecem ser respeitadas e reverenciadas todos os dias.

Foto: Reprodução/Carnavalesco

Foto: Reprodução/Carnavalesco

 

 

Compartilhe esta notícia
Load More Related Articles
Load More By Luiza Peres
Load More In Notícia

Facebook Comments

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Além disso, verifique

Hair Nah, o jogo que reafirma: não toque meu cabelo!

Quem nunca foi surpreendida com um dedo indicador ...

Facebook

Newsletter