Hoje é

Ruth de Souza – primeira protagonista negra na telenovela – completa 96 anos

Dia 12 de maio de 1921 nascia uma estrela. Ruth Pinto de Souza cresceu numa fazenda em Minas Gerais e após a morte do pai aos seus 9 anos de idade, se mudou para o Rio de Janeiro com a mãe. Se fez atenta e apreciadora de toda forma de expressão de arte. E ao comunicar às pessoas que tinha o sonho de ser atriz, era motivo de riso, chacota e falas castradoras como “impossível, não existe ator negro”.

Ela não se importou com a opinião dos outros e encarou o desafio. E é assim que vê os 72 anos de carreira que construiu, como um desafio. Ruth de Souza foi a primeira atriz negra a atuar no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, numa época em que os atores brancos se pintavam de negros para interpretarem papeis de negros com a justificativa de que não haviam atores negros. A precursora também foi a primeira negra a protagonizar uma novela na emissora Rede Globo. E, a partir daí, a justificativa de não ter atores negros caiu por água abaixo. Ruth abriu caminho para outros atores que também estavam buscando por oportunidades no teatro ou na televisão.

Hoje, ela diz se orgulhar muito pelo espaço conquistado por Thais Araújo e Lázaro Ramos e outros negros que estão ocupando cada vez mais os espaços que antes só eram ocupados por brancos. A atriz que concorreu a prêmio no Festival de Veneza de 1954, lembra com emoção de sua história e ainda nos inspira e nos traz felicidade. Desejamos que muitos desta se inspirem nesta mulher que com carisma inabalável quebrou barreiras ditas intransponíveis e realizou seu sonho, ser uma grande atriz! À Ruth de Souza, todo nosso carinho, respeito e admiração. Que você tenha muita saúde, continue transmitindo essa luz para todos e sendo feliz pelos bons cultivos que fez.

Foto: Reprodução/Marcos Ramos

Foto: Reprodução/Marcos Ramos

Compartilhe esta notícia
Load More Related Articles
Load More By Luiza Peres
Load More In Hoje é

Facebook Comments

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Além disso, verifique

Feliz 13 de maio para quem?

Da senzala, toda noite, ecoava grito de dor. ...